Atlético F.C. (depois C.A. Ararense) – Araras (SP)

O Clube Atlético Ararense foi uma agremiação da Cidade de Araras (SP). A sua Sede ficava na Rua XV de Agosto, 177 – no Centro. O ‘Galo’ foi Fundado no dia 13 de Março de 1971, como Atlético Futebol Clube, por um grupo de aficionados por futebol que moravam no bairro Nossa Senhora de Fátima, formado por Pedro Martins Filho, Natalino Fachini, Antonio Ferreira e Jaime Cordeiro.

O time nasceu em homenagem ao Atlético Mineiro que na época tinha um grande com Dadá Maravilha, sendo campeão brasileiro daquele ano. Daí seu nome, escudo, cores, uniforme e mascote praticamente idênticos ao clube de Minas.

Quatro anos depois de ser fundado, o clube já atraía um grande número de torcedores. Seus jogos no amadorismo atraía uma média de 1 mil pessoas por jogo. Os jogadores, diretoria e torcedores se concentravam antes dos jogos no ‘Bar do Curingão’ e iam todos em carreata em direção ao local da partida.

Em 1976, o Ararense conquistou o Torneio Walter Júnior, seu primeiro e único título, ao bater na final o GRENA Nestlé por 1 a 0 gol de Chapinha no estádio Joel Fachini. O Troféu encontra-se hoje no Bar do Landinho.

GALO ENTRA NO FUTEBOL PROFISSIONAL

Em 1979, o Atlético aventura-se no profissionalismo e participa, pela primeira vez, do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (que na época correspondia à 5ª Divisão). Após 15 anos, Araras voltava a ter um time profissional.

Em 1980, com a remodelação das divisões do Paulistão, o Atlético passa a disputar a Terceira Divisão. No ano seguinte, disputou o seu primeiro clássico ararense com o então, recém-criado, União São João de Araras. A partida terminou empatada em 0 a 0.

Em 1982, passando por dificuldades financeiras, o Galo desiste de participar do Campeonato Paulista, cedendo a sua vaga ao União São João e volta ao amadorismo. Neste mesmo ano, o Atlético participa do “Desafio ao Galo“, torneio varzeano realizado em São Paulo aos domingos de manhã e transmitido pela Rede Record. O time ararense ficou não fez feio e ficou seis partidas invictas.

Em 1986, o Atlético volta a disputar o Paulistão da Terceira Divisão, mas como Clube Atlético Ararense. A mudança no nome tinha o intuito de chamar mais atenção da cidade e atrair mais torcedores, pois naquela época o União já começava a fazer sucesso na cidade.

Em 1987, com o fracasso do seu retorno ao profissionalismo, o Galo volta definitivamente para o amadorismo. Aos trancos e barrancos o clube seguiu assim até 2001. Sem estádio e infraestrutura, o Atlético se juntou ao Comercial para a manutenção das divisões de base, decretando assim a sua extinção.

 O C.A. Ararense se aventurou no futebol profissional, quando disputou o Campeonato Paulista da 5ª Divisão em 1979; e depois participou do Paulistão da 3ª Divisão (atual Série A-3), em 1980, 1981 e 1986.

 

 FONTES: História do Futebol Ararense / Wikipédia, a enciclopédia livre / Jornal Tribuna do Povo da Cidade de Araras 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *