América de Manaus completa 73 anos

Por: Carlos Zamith

O América Futebol Clube foi fundado em 2 de agosto de 1939, na Praça D. Pedro II, onde hoje está erguido o edifício do INSS, antigo IAPETEC. Ali um grupo de jovens moradores das redondezas, participava de peladas diárias a partir das 17 horas. Aos domingos, o dia todo e ficavam furiosos quando algum Circo, desses que frequentemente vinham a Manaus, estendia suas lonas no local. Era sinal de que a bate-bola ia parar por algum tempo.

Mas o América tomou raízes profundas quando foi transferido para o porão da residência dos irmãos Artur e Amadeu Teixeira, num antigo prédio assobradado na esquina das Ruas Instalação com a Saldanha Marinho, em uma loja de eletro.

Dentre os fundadores, além dos Teixeira, estavam os irmãos Ilmar e Wilson (Laurça) Oliveira, Leontino Isidório, Antônio Barros Frota, Taiguara Rebelo, Sebastião Freitas, José Augusto Rodrigues e Itukaty. No mesmo local eles também faziam reuniões para jogos de tênis de Mesa.

Os primeiros passos no futebol, depois das peladas, o América deu efetivamente no Colégio Dom Bosco, inicialmente nos jogos do Oratório Festivo e depois no Campeonato da Liga Auxilium.

Vencendo os mais difíceis obstáculos, os dois sempre carregaram o time às costas, enfrentando a todos com altivez. Os títulos conquistados dentro do esporte tinham o comando de Artur, mas ele teve de deixar a luta antes do tempo. Adoeceu do Mal de Parkinson e passou mais de uma década sem ao menos ir aos estádios ajudar seu irmão Amadeu.

Ambos jogaram “peladas”, no vasto terreno onde hoje existe o edifício do INSS ou no campinho do Colégio D. Bosco. Artur formou-se em Direito e exercia atividades no Tribunal de Justiça. Morreu numa quinta-feira, dia 12 de setembro de 1996. Amadeu ficou sozinho, por longo tempo, comandando o América.

O América conquistou seis títulos, quatro no regime amador e dois no profissional. De 1951 a 1954, na fase áurea de sua participação sob o comando do antigo ídolo do Rio Negro, Cláudio Coelho.

No profissionalismo, campeão em 1994 e repetido alguns anos depois, em 2009, sob o comando de Amadeu Teixeira.

TIME DO PRIMEIRO TÍTULO

clip_image008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Em pé: Darcy, Canhão, Sandoval, Toscano, Gato, Brás Gioia e o diretor Ribamar Coelho. Agachados: Cabral, Hélcio Peixoto, Osmar, Ivancy e Juarez de Souza Cruz.

 

Fonte e Foto: Báu Velho

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *