[img:cipec_de_mendes_1_2.jpg,full,alinhar_esq_caixa]A antiga Fábrica de Papel Guttemberg, fundada em 1889 na cidade de Mendes, adquirida em 1923 pelo Conde Alexandre Siciliano e dirigida por Nicolau Matarazzo é um exemplo de patrimônio a ser preservado. Rebatizada depois como Companhia Indústria de Papéis e Cartonagem – CIPEC, a indústria chegou a ter mil operários e foi o segundo estabelecimento do gênero a ser implantado no Brasil.
O time de futebol do Cipec originou-se da antiga equipe da Itacolomy. Para a preliminar de um jogo do Frigorífico, foi convidado o Itacolomy para enfrentar um combinado “Anglo”, tendo sido sugerido no ofício convite que o clube se apresentasse com o nome de “Cipec”.
Em 1945, o Campo do Frigorífico estava em reformas depois da “Grande enchente”, com isso o Frigorífico alugou o campo do extinto Itacolomy, para mandar os seus jogos. Esta decisão iria contribuir decisivamente para a fundação do Cipec. Além dos reparos que efetuou para a recuperação do campo desativado, as atividades esportivas ali realizadas pelo Frigorífico estimularam o ressurgimento do futebol entre os empregados da Cipec, inclusive emprestando material esportivo.
Essa contribuição seria reconhecida em 12 de junho de 1945 através do seguinte ofício do recém-fundado Cipec EC:
“Ilmos. srs. diretores e demais membros do Frigorífico A.C..
Prezados senhores.
Em nome da Diretoria do Cipec E.C. apresentamos primeiramente a Vv. SS. os nossos cumprimentos.
Por meio deste queremos deixar patenteado os nossos agradecimentos pela maneira gentil e atenciosa que Vv. SS. dispensaram, atendendo ao nosso apelo para nos emprestar as redes de meta desse grêmio, quando disputamos o nosso primeiro jogo oficial no último domingo (10).
Expressamos assim com o presente a nossa admiração perante essa diretoria, mormente na pessoa do snr. Hildebrando O. Guimarães, que tem sido um expoente de atenções para a diretoria deste clube.
Sem mais, servimo-nos do presente para solidificar os laços de amizade e união entre o Cipec e o Frigorífico, correspondendo dessa forma, para um futuro grandioso do esporte mendense.
De Vv. SS. Amos. Attos. Obgdo.
João Navajas Netto – Presidente.”
[img:Cipec_Mendes_Rj_1_2.jpg,full,alinhar_esq]
Equipe do Cipec E.C. Da esquerda para direita: Sr. Nono, Thiago, Ronaldo,
Renato, Alemão, Romeu, Eneias, Mão de Onça. Amaral, Tião Fucinho, Sabará, Burica, Darci, Tibilin
Com o ingresso do Cipec na Liga Desportiva de Barra do Piraí em 1946, o campeonato ganhou novo colorido e o futebol de Mendes, em particular, maior motivação. Fundado um ano antes, o Cipec criou uma grande rivalidade com o Frigorífico, que o Itacolomy, base do novo clube, não havia conseguido e que se estendeu até fora do futebol. Transformados em arqui-rivais, várias partidas entre ambos assinalaram recordes de público, de acordo com registros feitos pela LDBP na época. Para um autêntico torcedor poucas coisas podem ser tão sagradas como o respeito à rivalidade. Mas, no caso do Cipec, houve uma verdadeira “azulfobia”.
Grandes classicos entre as duas equipes já proporcionaram grandes alvoroços na cidade, onde disputavam o Campeonato Municipal.
[img:cipec_1_2.jpg,full,alinhar_esq]
Sede do Cipec Esporte Clube
Fontes:
– Arquivo pessoal
– Livro do Frigorífico A.C.