[img:senhor_dos_passos_1.jpg,full,alinhar_esq_caixa]Nome: Senhor dos Passos Futebol Clube
Data de Fundação: desconhecida
Endereço: Rua República do Líbano – Centro – Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20550-000
Web site: www.senhordospassosfc.net
Situação do clube: Extinto
Títulos: Nenhum
Uniforme
[img:01__53__1.jpg,full,alinhar_esq]
História
O Senhor dos Passos, foi um clube de futebol, fundado na S.A.A.R.A (Sociedade dos Amigos da Rua da Alfândega) no Centro do Rio de Janeiro, nos anos 50. Disputou a Segunda Divisão do Campeonato Carioca de Futebol.
Deixou na sua trajetória grandes conquistas para o futebol carioca. Dentre seus adversários, consta o Mavilis F.C., Confiança F.C., Canadá F.C. entre outros. Sua sede era localizada na Rua Republica do Líbano, onde hoje funciona um depósito da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana). Teve como seu principal presidente o Sr. Adib Coste Tabach, que pelo amor que despendia ao time, muito contribuiu para sua grandiosidade. Possuía um quadro social expressivo, cuja dedicação e o afeto de seus associados eram incontestáveis. Desenvolvia atividades sociais, promovendo festas diversas (Junina entre outras), excursões, jogos de salão, cinema para os associados, gincanas (patrocinadas pelos comerciantes da região) e excepcionais bailes animadíssimos, deixando muitas saudades àqueles que freqüentaram.
Alguns de seus simpatizantes emprestava seu tempo para trazer entretenimento como, por exemplo, o Sr. Abraão, que passava cinema no bilhar, um sobrado na Rua Senhor dos Passos com Tomé de Souza, colocava enormes bancos de madeira, onde se juntavam os associados, para assistirem grandes filmes, os quais o Abraão, com grande paciência patrocinava.
O maior e melhor Presidente que o Senhor dos Passos F.C. já teve, foi sem dúvida nenhuma o Adib Coste Tabach. Foi no período do seu mandato que o Clube despontou no cenário futebolístico. Dibo como é conhecido não media esforços para colocar o clube em destaque. Além de grande administrador, cercou-se de colaboradores que imbuídos do mesmo ideal, juntavam-se para somar, abnegados e dedicados por amor ao pavilhão tricolor. Sempre presente as festividades do clube, Dibo foi quem promoveu o registro do Senhor dos Passos”Transpondo todos os obstáculos em quatorze ano de luta, é com satisfação que apresentamos o registro abaixo, em que nos coloca juridicamente paralelos aos grandes clubes e sociedades desta Capital, tudo proveniente de um trabalho profícuo em prol do engrandecimento do nosso Clube. É um grande passo que damos para atingirmos a nossa emancipação social, tão logo possamos adquirir a sede própria.”
[img:senhor_dos_passos_2_1.jpg,full,centralizado]
Senhor dos Passos F.C. – Em pé – Geraldo, Nelson, José Getulio, Pagrad, Elesbon, Willian, Felipe Dibo e Baía – Agachados da esquerda para a direita – Edmundo, Abdalla, José, *, boteco *
Era ali na confluência da Rua Buenos Aires com Regente Feijó, no centro do Rio de Janeiro, num local chamado Larguinho que se reuniam o pessoal do Senhor dos Passos. Às vezes para confraternização, outras para ensaio do bloco os milionários, formado por seus associados. A rapaziada promovia no Larguinho muito jogo de bola, durante quase todo dia e de vez em quando até à noite. Era ali que se encontravam para programarem qualquer passeio ou evento esportivo. Hoje nada mais restou daquele tempo, apenas virou Largo do Mascate, muito comércio e durante o dia só pessoas a passar de um lado para o outro, tanta coisa ali se criou, como por exemplo, restaurante, jornaleiro, etc, tirando-lhe todo o encanto de outrora.
[img:senhor_dos_passos_3_1.jpg,full,centralizado]
Senhor dos Passos F.C. – Disputa pela liga amadorista
Hino
Autor: Sr. Wilson Santos
Senhor dos Passos tu és um cenário,
o teu nome é coberto de glória,
teu passado e o teu presente,
representa alegria pra gente.
Desde o dia da tua fundação,
Ficou gravado em nosso coração,
Tanto esforço despendido,
Hoje honras a tua tradição. Avantes, bravos atletas,
com disciplina e dedicação
defendendo com todo sacrifício
as cores do nosso pavilhão.
O teu verde é esperança
teu branco, alvissareiro,
teu vermelho, sangue árabe
juntamente com brasileiro….
Ídolo
[img:Abdalla_1.jpg,full,alinhar_esq_caixa]Um acontecimento que marcou muito o Senhor dos Passos foi quando um de seus maiores atletas veio a falecer em 1957. Abdalla era conhecido pelo seu futebol em várias comunidades em que atuava o time. Algumas até conhecia o Senhor dos Passos F.C. como o time do Abdalla.Havia torcedores que se Abdalla não jogasse não assistiam o jogo e iam embora. Por um longo período foi difícil para o Senhor dos Passos conviver sem o Abdalla.A sua presença por si só, já empolgava e motivava a rapaziada, pois sempre chegava alegre e sorridente. Abaixo transcrevemos as palavras de Edmundo Medeiros Filho sobre esse atleta, texto publicado na Revista do Clube pela passagem do aniversário do Senhor dos Passos F.C.
Fontes:
Site do Clube
Arquivos pessoal