Quissamã e Audax Rio garantem acesso inédito à elite do futebol do Rio

Neste sábado (28/07/12), no primeiro dia da Olimpíada de Londres, a piauiense Sarah Menezes conquistou a primeira medalhada de ouro para o Brasil. Contudo, para dois clubes o dia dourado e inesquecível: Quissamã conquistou o título e o Audax Rio, de São João de Meriti, foi o vice-campeão do Campeonato Carioca da Série B.

Com isso, o Campeonato Carioca da Série A-2013 terão dois debutantes. Vale lembrar que agora, entre 1906 a 2013, serão as equipes de número 68 e 69 a participar de, pelo menos, uma edição do certame.

VITÓRIA, TÍTULO, ACESSO INÉDITO E FESTEJA, EM QUISSAMÃ   

Sem essa de cavalo paraguaio e de sempre bater na trave. De 2012 não passou. O Quissamã é o campeão da Segundona e, consequentemente, está na elite do futebol do Rio de Janeiro na próxima temporada. O título veio neste sábado (28/07/12) em grande estilo: com o Carneirão lotado e vitória por 2 a 0 diante do Barra Mansa, gols de Edson e Bruno Reis.

Com a tarefa mais fácil entre os postulantes ao acesso, o Alvianil tratou de começar o serviço logo aos seis minutos de jogo. Vinícius cobrou falta para a área, Cleiton cabeceou, a bola acertou a trave e, no rebote, o zagueiro Edson apareceu com o oportunismo de um atacante para abrir o marcador.

A vitória dava o título ao Quissamã sem depender de outros resultados (o acesso viria até mesmo com um empate). Porém, o Alvianil jogava com raça e queria mais para se despedir com chave de ouro da Segunda Divisão. A pressão, mesmo com cautela, acontecia, e Douglas quase fez em cobrança de falta.

E, aos 17 do segundo tempo, um prêmio para Bruno Reis, que jogava improvisado na lateral depois da lesão de Fred. Após cobrança de escanteio, ele apareceu, de cabeça, para marcar o segundo. Já que o jogo estava resolvido, restou ao Quissamã tocar a bola e aguardar o apito de Pathrice Maia, que veio aos 45 minutos.

Ao fim do jogo, a torcida invadiu o campo, comemorou com os jogadores e, em seguida, partiu para uma carreata em um trio elétrico até o Centro da cidade. A festa na Terra do Côco não tem hora para acabar. Em 2013, o Quissamã FC estará, pela primeira vez, na elite do futebol carioca.

Diante do término do Campeonato Carioca da Série B 2012, o Quissamã volta a campo em setembro para disputar a Copa Rio, no grupo que conta também com Duque de Caxias, Goytacaz, Resende e Macaé Esporte.

 

QUISSAMÃ F.C.                  2          X         0          BARRA MANSA F.C.

Local: Estádio Antonio Carneiro, Carneirão, em Quissamã (Norte Fluminense do Rio)

Público e Renda: 360 pagantes / R$ 2.950,00

Árbitro: Pathrice Walace Corrêa Maia

Auxiliares: Ricardo Dourado e André Luiz Segundo

Cartão amarelo: Oliveira (Quissamã)

Cartão vermelho: Dalbert (Barra Mansa)

QUISSAMÃ: Ricardo; Fred (Oliveira), Edson, Douglas (Michel) e Vinícius (Thiago Reis); Ricardinho, Cleiton, Bruno Reis e Thiaguinho; Catitu e Fabrício. Técnico: Paulo Henrique.

BARRA MANSA: Magno; Brasinha, Felipe, Thiago e Arimax; Bruno Pereira, Vinícius (Dalbert), Franklin e Paulo Victor (Edvaldo); Bahia e Renan (Maranhão). Técnico: Luiz Fernando Irala.

Gols: Edson aos 6 minutos do 1º tempo; Bruno Reis aos 17 minutos do 2º tempo

 

 

 

MESMO COMO VISITANTE, AUDAX GOLEIA E COMEMORA O ACESSO

Com a vitória do Quissamã restava à última vaga, entre o Audax e Goytacaz, que derrotou o Tigres por 3 a 2. O jogo do Audax era complicado, enfrentando o São João da Barra, fora de casa. Porém, a equipe meritiense mostrou ser merecedor e conquistou uma vitória incontestável pelo placar de 4 a 1, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, assegurando outro inédito acesso a elite do futebol do Rio, no próximo ano.

 Precisando da vitória para assegurar vaga na Série A, sem depender do resultado do Goytacaz, o Audax Rio adotou uma postura ofensiva do início ao fim do jogo. E, logo aos oito minutos, aproveitando rebote da zaga, Léo Inácio bateu da entrada da área e abriu o marcador.

 Aos 20, após cobrança de escanteio pela esquerda de Johnatan, Allan subiu mais que a zaga adversária e testou forte para marcar o gol de empate do São João da Barra.  Com o jogo aberto, os dois times criaram muito e tiveram boas chances de gol, mas coube a Hyuri desempatar para o Audax, nos acréscimos da etapa inicial, desviando lançamento da esquerda.

 No segundo tempo, aos 21, Denílson aproveitou passe que veio da direita e ampliou.  Dez minutos depois, Wellington mostrou oportunismo ao roubar a bola de Allan e invadir a área para decretar a vitória do Audax Rio, marcando o quarto gol e dando números finais à partida.

 

SÃO JOÃO DA BARRA    1          X         4          AUDAX RIO

Local: Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, em São João da Barra (Norte Fluminense)

Público e Renda: 744 pagantes / R$ 5.940,00

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Auxiliares: Marcelo da Silva Cardoso e Claudio Batista Ribeiro

Cartões amarelos: Johnatan, Allan e Lourival (São João da Barra) e Robertinho (Audax)

Cartão vermelho: Johnatan (São João da Barra)

AUDAX RIO: Paulo, Robertinho, Marquinhos, Pedrão e Adriano; André, Arnon, Wellington (Foster) e Léo Inácio; Denílson (Nélio) e Hyuri (Elton). Técnico: Maurício Barbieri.

SÃO JOÃO DA BARRA: Borges, Johnatan, Allan, Júnior e Wallace (Carlos Meira); Joel (Jairo), Alex Sassá, Renato (Lourival) e Rondinelli; Thiago Trindade e Lourival. Técnico: Luis Antônio Zaluar.

Gols: Léo Inácio aos 8 minutos; Allan aos 20 minutos; Hyuri aos 46 minutos do 1º tempo; Denílson aos 21 minutos; Wellington aos 31 minutos do 2º tempo

 

 Fontes: Vitor Costa / Fábio Menezes

Foto: Fábio Menezes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Quissamã e Audax Rio garantem acesso inédito à elite do futebol do Rio

  1. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Em Campos, tenho o Leonardo Souza e o Paulo Ourives que estão buscando levantar os dados das equipes de lá.
    Em Macaé, vou perguntar ao Tiago Ferreira (acessor de imprensa do Macaé Esporte) para ver com quem eu poderia obter informações das equipes macaenses!
    O problema que esse pessoal tenho que ficar no pé, e nem sempre tenho o tempo para “cercá-los” Rsrsrs
    Eu tento explicar o valor de se resgatar a história de cada cidade e/ou município… O pessoal, aparentemente, se empolga, mas depois… Rsrs
    Incrível!
    Tem aquela mulher de Cantagalo que prometeu mandar fotos do Ferroviário e estou esperando… Tem o presidente da Liga de Valença que se comprometeu a me enviar escudos das equipes de lá, inclusive, o Valenciano…
    Entende? Rsrs
    Aí eu tento me equilibrar entre não ser um chato e nem um cara que “tanto faz” receber. Rsrs
    Lá no Sul, por exemplo, o pessoal ajuda com gosto! O Douglas me passou mais de 100 fotos de alguns times dos anos 40 a 50.
    Cada lugar o pessoal reage de forma distinta.
    Mas vou seguir tentando, a fim de encontrar equipes e as suas respectivas histórias! Rs

    Um grande abraço.

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Se Quissamã Futebol Clube foi campeão de Macaé em 1949, e provavel que tenha participado do Campeonato Fluminense de Seleções de 1949, representando Macaé. Como o Americano Futebol Clube deve ter participado em 1950 e o Fluminense Futebol Clube em 1951. Já em 1952, foi criado o campeonato Fluminense de Profissionais da Federação Fluminense de Desportos, aonde nenhum clube de Macaé se inscreveu para o campeonato.

    Campletando os dados:

    Ypiranga Futebol Clube participou dos campeonatos de Seleções em 1941, 1942, 1943 e 1944.

    Associação Atlética Portuguesa (escudo desconhecido) participou do campeonato de Seleções em 1945.

    Em 1946 o campeonato foi cancelado.

    Alguem confirma estes dados? Macaé participou dos campeonatos de Seleções em 1947 e 1948?

    Abs.

    Obs: 800 mil por mes é muito dinheiro, quase 10 milhões de reais.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Eu só não fiquei contente, porque o Goytacaz ficou de fora. Mas como foi uma disputa dentro das quatro linhas… Vida que segue. Rs

    Sobre o Quissamã F.C. Acredito que não. Fundado em 1919, o município se emancipou em 1989 de Macaé. O clube foi amador até 2004, tendo como principais títulos os campeonatos macaenses em 1949 e 1952.
    Eu sei que o time participou de algumas competições regionais, mas nem o próprio clube sabe explicar quais! A razão para essa falta de conhecimento é simples. O prefeito resolveu aproveitar o clube, por ser antigo e montou o time, graças a grana do petroleo.
    Só para o amigo ter uma ideia, há três anos atrás a prefeitura investia por mês 800 mil reais!
    Para os padrões do futebol atual (clubes de pequeno e médio investimento) é um clube rico!!
    Contudo, a história completa do Quissamã é pouca.
    Abs.

  4. Antonio Mario Ielo

    Parabéns aos novos integrantes da 1a divisão carioca/fluminense, clubes estreantes da divisão principal.

    Sergio, o Quissamã Futebol Clube, é o mesmo clube que disputava o campeonato citadino de Campos?

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *