Juventude Católica – Santiago (RS): Fundado em 1943

 

Nas suas andanças pelo Interior Gaúcho, o amigo e gremista Douglas Marcelo Rambor tem conseguido escudos e histórias perdidas em álbuns, cadernos de anotações e livros guardados no fundo do baú. Outro desenterrado pelo bravo amigo é:

O Juventude Football Club, conhecido por Juventude Católica, foi uma agremiação do município de Santiago (RS). O clube surgiu de uma ação da juventude católica, que Fundou no dia 22 de Junho de 1943.  

O seu principal incentivador e fundador foi o padre alagoano Assis Pinheiro Dias. No Campeonato Citadino, organizado pela Liga Santiaguense de Futebol (LSF), o Juventude Católica foi campeão em seis oportunidades: 1947, 1954, 1955, 1959, 1963 e 1966.

Além disso, o Juventude Católica disputou alguns campeonatos gaúchos de Aspirantes (amadores da época), como em 1955, quando acabou eliminado num grupo, onde participaram o Ypiranga de São Luiz Gonzaga, o Esporte Clube 14 de julho de Itaqui.

Sem um campo próprio, a equipe manda os seus jogos no Estádio Campo da Lagoa (de propriedade do Riachuelo Football Club) ou no campo da Liga Santiaguense de Futebol (LSF).

 

Fontes: Livro ‘Na saudade todo mundo e craque’ do autor Tito Becon / Douglas Marcelo Rambor

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *