O Esporte Clube Ferroviário foi uma agremiação do Município de Bernardino de Campos (SP). O clube foi Fundado na quarta-feira, do dia 16 de julho de 1947, por funcionários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana e, como quase todos os clubes originários de ferrovias, passaram a ter problemas financeiros constantes, até que em 1994 foi encampado pela Prefeitura Municipal. A sua Sede ficava na Rua Nossa Senhora da Paz, 204, no Centro.
O E.C. Ferroviário participou do Campeonato Paulista de Futebol da 4ª Divisão (atual Série B), nos anos de 1965 e 1966.
Apesar das dificuldades, o Ferroviário vinha disputando competições amadoras até meados de 2006, quando os três últimos abnegados, comandados pelo Sr. Miguel Moretti, decidiram encerrar as atividades por falta de recursos, apesar da ajuda municipal.
Atualmente, o estádio do Esporte Clube Ferroviário está sob a administração municipal e vem sendo utilizado eventualmente por times amadores, que não usam o uniforme alvinegro do Ferroviário e sim o da Comissão Municipal de Esportes (CME).
Além do campo de futebol, no local existe uma sala de troféus, um salão de festas e duas piscinas (adulto e infantil) que são utilizadas pela comunidade mediante o pagamento de uma módica taxa mensal. O clube faz parte da memória da cidade.
Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia /Orlando Lacanna
Esse e meu clube
É… Ultimamente o negócio tem esquentado por aqui… Eu mesmo já me dei o desfrute de entrar em discussões sem sentido, e o pior com um cara que admiro desde os primórdios do blog, o Ielo.
Peço que reflitam e esfriem a cabeça assim como eu fiz, depois irão ver que afinal de contas todos partilhamos da mesma paixão.
Quero aproveitar o ensejo para pedir desculpas publicamente ao meu amigo Antonio Mario Ielo.