Rigesa E.C. (atual A.D. Classista Rigesa) – Valinhos (SP)

 

A Rigesa Esporte Clube (atual Associação Desportiva Classista Rigesa) é uma agremiação da Cidade de Valinhos, no Interior Paulista (SP). O clube foi Fundado no dia 23 de Setembro de 1943, como Papelão Futebol Clube, com os seguintes fundadores:

Anésio Capovilla; Antonio de Oliveira; Alberto Fabrini; Renato Capovilla; João Bacal; José Barbosa; Aldo Meneghini; José Somera; Armando Sartori e Albino Calegari.

Em 01 de outubro de 1943, tem-se a constituição da Primeira Diretoria, sendo esta:

Presidente: Anésio Capovilla;

1º Vice-presidente: José Ribeiro de Oliveira;

2º Vice-presidente: Denison Castro Alves;

Secretário Geral: José Gnatos João;

1º Secretário: José Mayr;

2º Secretário: José Fabrini;

3º Secretário: Clodoaldo Dal Coletto;

Tesoureiro Geral: Geraldo Lovisaro;

1º Tesoureiro:  Angelo Brolacci;

2º Tesoureiro: Luiz Romualdo;

3º Tesoureiro: Hugo Carlos Bampa;

Diretor social: Antonio de Oliveira.

Diretor Geral de Esportes: Renato Capovilla.

 A sua Sede fica localizada na Avenida Rigesa, 171, no Centro de Valinhos. A equipe manda os seus jogos no Estádio ADC Rigesa.

 Conquista Esportiva Relevante do Papelão Futebol clube:

Vice-campeão amador do estado de São Paulo em 1951.

 Em 1952 o Papelão Futebol Clube se transformou estatutariamente em Rigesa Esporte Clube. Principais conquistas obtidas: Campeão do Torneio Intersindical e Tricampeão de Futebol de Valinhos em 1973; Participação no Torneio de Futebol “Desafio ao Galo” da TV Record com 16 vitórias consecutivas em 1973; Campeão Amador de Futebol do Estado em 1977.

 

Em 1978 a Rigesa Esporte Clube voltou a mudar de nome, passando a se chamar Associação Desportiva Classista Rigesa. Principais conquistas obtidas: Campeão do Torneio IPTV de Futebol de Salão em 1988.

 No âmbito profissional, disputou 8 (oito) edições do Campeonato Paulista de Futebol, todas como Rigesa E.C.: uma vez na Quarta Divisão (atual Segunda Divisão), em 1960; e sete vezes no Paulistão da Terceira Divisão (Série A-3): 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959 e 1967.

 

 Fontes: Almanaque do Futebol Paulista /  http://www.adcrigesa.com.br/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *