Na minha pesquisa no Jornal O Imparcial, encontrei uma foto interessante. Trata-se da Seleção Paraense de futebol. A matéria, na página 6, foi publicada no sábado, do dia 30 de outubro de 1926.
Abaixo o texto relativo à foto:
“De todos os jogos do IV Camnpeonato Brasileiro de Football, o que mais interesse está despertando é o de amanhã, que se realizará no stadium do Fluminense F. Club, entre os scratchs carioca e paraense.
As ultimas partidas, effectuadas, notadamente a que reuniu em campo as equipes bahiana e paulista, tiveram a virtude, através os escores registrados, de açucar a curiosidade dos nossos “torcedores” quanto ao valor dos players paraenses, aos quaes se fazem as melhores referencias no que concerne á technica do “asociation”.
De resto, por que não dizer, a maior espectativa em torno desse match é motivada ardente desejode se conhecer as condições em que se encontra o nosso seleccionado, após as modificações feitas pela commissão technica e isso só póde ser conhecido durante um jogo contra adversarios como os paraenses, como tudo está a indicar.
Na gravura acima (foto), vê-se o scrath do Pará, que jogará amanhã, no stadium, posando especialmente para o nosso photographo“.
Apesar do texto apresentar a expectativa de uma partida equilibrada, na prática o resultado foi diferente. A Seleção Carioca goleou o Pará, no dia primeiro de novembro, pelo placar de 5 a 0, no Estádio das Laranjeiras.
RIO DE JANEIRO 5 X 0 PARÁ
Local: Stadium das Laranjeiras
Árbitro: Jayme Motta (MG)
Horário: 15 horas (de Brasília)
RIO DE JANEIRO: Amado, Pennaforte e Helcio; Nascimento, Floriano e Nesi; Paschoal, Oswaldo, Nonô, Moacyr e Moderato.
PARÁ: Seabra, Evandro e Oscar; Macambira, Marituba e Britto; Cobrador, Secundino, Camarão, Marinheiro e Sant’ Anna.
Gols: Nonô aos 2 minutos; Moacyr aos 30 minutos do primeiro tempo; Oswaldo aos 8 minutos; Nonô aos 12 e 32 minutos do segundo tempo
Fonte: Jornal O Imparcial