Há um Século, um modesto clube carioca fazia história! Com duas participações na Elite do futebol do Rio (1912 e 1913), o Sport Club Americano foi uma agremiação da Cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube Anil-negro foi Fundado no dia 03 de Novembro de 1911, na Rua no Senado, no Centro do Rio.
No ano seguinte (1912), o S.C. Americano se mudou para a Rua Senador Soares, no Bairro de Vila Isabel. Por fim, três anos depois, no dia 18 de dezembro de 1915, transferiu a sua Sede para a Rua da Lapa, 53, na Lapa-Centro.
Directoria em 1912:
Presidente: M. Carvalho Sampaio.
Vice-Presidente: Cândido Teixeira.
1° Secretário: João Pereira.
2° Secretário: Eduardo Pereira de Mello.
1° Thesoureiro: João Moreira Rega.
2° Thesoureiro: Raymundo Moreira Rega.
Procurador: Jorge Vasconcellos.
Captain: João Rello.
Commissão de campo: Alberto Leite Imbuzeiro, Pedro Barroso Magno, Raul Couto e Henrique Camargo.
Inicialmente, o Americano era constituído nas cores azul e preto. Porém, no dia 26 de agosto de 1914, o clube foi reerguido, e as cores passaram a ser verde e branco.
Estreia e, de cara, o vice-campeonato
Mudanças à parte, no futebol bretão o Americano debutou no Campeonato Carioca da 1ª Divisão em 1912, organizado pela Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ), no qual o título ficou com o Botafogo.
Paralelamente, ocorreu o Estadual, que teve a Liga Metropolitana de Sports Athléticos (LMSA) como a organizadora. Nessa competição, o Paysandu se sagrou campeão com o Flamengo como o vice-campeão.
Veja abaixo a reportagem confirmando o Campeonato Carioca de 1912, sendo organizado pela Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ):
“Em última sessão preparatória reuniu-se, ante-hontem, esta sociedade sportiva, em uma das salas do Centro Rio-Grandense. Compareceram os representantes dos seguintes clubs: Sport Club Americano, Botafogo Football Club, Cattete Football Club, Germânia Football Club, Internacional Football Club, Paulistano Football Club e Petropolitano Football Club.
A última parte dos estatutos foi lida, discutida e approvada. Tiveram despacho os papéis constantes do expediente, sendo ainda deliberado o “match” inicial do campeonato, para o dia 12 de maio próximo.
A primeira sessão realizar-se-á sexta-feira vindoura, quando se procederá a eleição de directores que devem organizar a tabella de jogos. Em sessão realizada no dia 26 / 04 / 1912, foram eleitos: o Presidente da Associação de Football do Rio de Janeiro, Sr. Hermann Carlos Palmeira e o Vice-Presidente, Francisco Gomes de Carvalho.
Em sessão realizada no dia 07 / 05 / 1912, foi eleita a “Comissão de Football” que ficou constituída dos seguintes Srs: Alfredo Chaves (Botafogo F. C.), João Serra Pinto (Cattete F. C.) e João Muratori Barreiros (Paulistano F. C.). O secretário é João Pereira (S. C. Americano). Endereço da Associação de Football do Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, no Centro do Rio”.
De cara, o SC Americano estreou no dia 13 de maio de 1912, enfrentando o Botafogo, no campo da Rua São Clemente, no Bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio. Contudo, o time debutante não se intimidou e de forma convincente bateu o Clube da Estrela Solitária por 3 a 1. Rega, Barroso e Osman marcaram para o Americano, enquanto Osvaldo fez o de honra do Botafogo.
S.C. AMERICANO 3 X 1 BOTAFOGO
Local: campo da Rua São Clemente, no Bairro de Botafogo
Árbitro: José Cerqueira de Carvalho
BOTAFOGO: Carlito Rocha, Edgard Dutra e Villaça; César Gonçalves, Rolando e Juca Couto; Bandeira, Mário Pinto, Nilo Rasteiro, Osvaldo e Álvaro.
S.C. AMERICANO: Sarandy, Flores e Raul Couto; João Maria, Rello e Prior; Nunes, Rega, Barroso, Osman e Pereira.
Gols: Rega, Barroso e Osman (Americano); Osvaldo (Botafogo).
A campanha foi brilhante e o SC Americano chegou à última rodada empatado com o Botafogo, ambos com 16 pontos. Contudo, o Fogão nem precisou suar a camisa já que a sua partida (20/10/12) contra o Internacional não aconteceu. O Alvinegro venceu por W.O. uma vez que o adversário não compareceu ao local do jogo, na Rua São Clemente.
Com esse resultado, o SC Americano teve uma semana sabendo o que precisava para ser campeão: golear o Paulistano por uma diferença de seis gols. Se na tese o resultado era possível, dentro de campo a história não foi bem assim.
Já naquela época a ‘mala preta’ existia e reza a lenda que os jogadores do Paulistano entraram em campo motivados em não dar vida boa ao Americano. Somado a isso, o emocional pesou e o empate em 2 a 2, selou o fim do sonho do Americano e o início da festa do Botafogo, que comemorou mais uma conquista.
Demais dez jogos:
13 de Maio SC Americano 3 X 1 Botafogo FC São Clemente
09 de junho Paulistano FC 1 X 3 SC Americano São Clemente
07 de julho SC Americano 5 X 3 Cattete FC Jardim Botânico
21 de julho Internacional 1 X 8 SC Americano Andaraí
28 de julho Germânica FC 1 X 9 SC Americano São Clemente
18 de agosto Botafogo FC 2 X 0 SC Americano Andaraí
15 de setembro Cattete FC 1 X 2 SC Americano São Clemente
12 de outubro SC Americano WO X 0 Germânica FC Jardim Botânico
22 de outubro SC Americano 10 X 1 Internacional FC Andaraí
27 de outubro SC Americano 2 X 2 Paulistano FC Jardim Botânico
1913: DO CÉU AO INFERNO… SEM ESCALA
Após um inesperado vice-campeonato no ano anterior, as expectativas pela campanha do SC Americano em 1913 veio carregada de esperança. No entanto, a perda do título na última rodada em 1912, parece que mexeu com o emocional e o time fez uma campanha medíocre.
Foram nove jogos e o mesmo número de derrotas; marcando apenas três gols e sofrendo 30, sem nenhum ponto conquistado. Assim, o SC Americano fez a sua última participação na elite do Rio. Depois, o time ainda disputou algumas competições até o seu desaparecimento, colocando um ponto final no Sport Club Americano.
CLUBES HOMÔNIMOS
Quando o assunto é falar do Americano… Sempre é importante fazer alguns esclarecimentos para não confundir a cabeça do leitor. Muita confusão é feita pelos historiadores entre o SPORT CLUB AMERICANO, o Americano Football Club (do bairro do Riachuelo) e o Americano Futebol Clube da cidade de Campos dos Goytacazes.
O Sport Club Americano disputou os campeonatos de 1912 e 1913, e é um clube extinto. O Americano Football Club do Rio de Janeiro disputou os campeonatos de 1921 a 1924, na 1ª Divisão (Série B), e também é um clube extinto.
O Americano Futebol Clube de Campos começou a disputar o Campeonato Carioca com a unificação dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, na década de 70, e disputou o último Campeonato Carioca de 2012, quando acabou rebaixado para Segundona de 2013.
Fontes:Jornal do Brasil / O Imparcial / Livro: História dos Campeonatos Cariocas de Futebol 1906 / 2010, de Roberto Assaf e Clovis Martins.