O Esporte Clube Mairiporã é uma agremiação do município de Mairiporã (SP). O Clube foi Fundado no dia 6 de Janeiro de 1922, com o nome de Juquery Futebol Clube. Duas décadas depois mudou para o nome atual. No dia 15 de Janeiro de 1949, passou a se chamar Esporte Clube Mairiporã.
27 de Outubro de 1961 ( O goleiro Bero e o jogo no Pacaembu )
Em carta à diretoria o goleiro da equipe principal do ECM o Sr. Alberto Felfeli (Bero), queria admitir e assumir publicamente sua culpa no jogo pela final do campeonato amador, realizado em 15/10/61 no estádio do Pacaembu contra o São João FC de Atibaia, no qual o time sofrera uma derrota por 3 X 0 numa tarde bastante infeliz deste goleiro.
A diretoria por unanimidade não aceitava tal, afirmação constando em ata que a atuação do Sr. Felfeli estava acima de qualquer suspeita. Por solicitação do Sr. Odari foi registrado em ata os dois memoráveis jogos contra o Olaria EC, sendo que no primeiro jogo no campo do Olaria EC (localizava-se logo abaixo do CCM) no dia 03/09/61 o resultado foi de 3 X 0 no aspirante (gols de José Garcia 2 e Paulinho 1) e no principal o empate de 1 X 1 (gol de Tuta).
No jogo de volta no campo do ECM, dia 01/10/61 no aspirante houve um empate por 2 X 2 (gols de Paulinho 1 e Ninha 1 ), e no jogo principal a vitória do ECM por 1 X 0 com o gol sendo assinalado através de Iracino.
Constava ainda a escalação dos times: Aspirante :- Carlos, Lúcio, Lamartine e Tim, Edgar e Quebrado, Zezinho, Armandinho, Ninha, Paulinho e Chiquinho; Principal :- Bero, Bento, Odari e Macário, Salim e Walter, Iracino, Ivan, Brandão, Dega e Tuta. (Comissão Técnica: Gasosa, Zeca e Ariosto). No tocante ao futebol o ECM viria a participar da 3ª Divisão de Profissionais da FPF nos anos de 1963 a 1967.