Interessante artigo publicado no jornal Cidade de Santos/SP em sua edição de 10 de fevereiro de 1971, contando a história do primeiro jogador profissional do Brasil. Segue abaixo a matéria:
” Ele é formado em Agronomia, mais já foi Promotor, Comissário de Menores, Vereador e foi o Primeiro atleta a assinar um contrato como profissional com um clube de futebol: Julio de Lacerda Godoi, 77 anos, nascido em Itatiba/SP. Foi com ele que o famoso futebolista Arthur Friedenreich aprendeu a jogar bola nas peladas do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo.
Os pais de Julio de Lacerda Godoi tiveram muitas dificuldades para encontrar uma escola ideal para que ele pudessese adaptar por causa de seu temperamento irriquieto e grande atração pelo futebol.
O Liceu Coração de Jesus foi o escolhido, porque além de ser um estabelecimento de grande prestígio, possuía campo de futebol. Foi em 1902 que Julio conheceu Friedenreich que começava a dar seus primeiros chutes na bola. Julio faz questão de falar sobre o seu aluno
– Muita gente não sabe que o Fried encontrou grande dificuldade para praticar o futebol. Na época havia grande preconceito de cor e Fried tinha traços de negro, porque era filho de um alemão com uma negra.
Como profissional, Julio jogou futebol apenas por 4 anos. Em 1910 com 16 anos de idade ele assinou o primeiro contrato, mas o nome da equipe lhe foge da memória. O seu salário era de 50 mil réis por partida, que na época era considerada uma fortuna. Com 20 anos de idade, Julio encerrou o curso de Agronomia e teve que deixar o futebol que lhe roubava muito tempo dos estudos.”