A POLÊMICA DO CAMPEONATO DO RIO DE JANEIRO DE 1978

Respondendo a pergunta do Marcos,colocarei como artigo esta polêmica que erradamente coloca o Goytacaz campeão fluminense de 1978,quando na verdade a equipe ganhou a fase classificatória para o Campeonato Estadual,poderia no máximo ser campeão moral.

“Em 1978,sob a liderança de São Cristóvão,Flamengo e Vasco da Gama,deram início a um movimento para o afastamento do Americano,Goytacaz e Volta Redonda do Campeonato Carioca,bem como o impedimento da execução dos convites pelos clubes cariocas ao Serrano,Fluminense de Friburgo e AD Niterói para que se integrassem ao mesmo Campeonato.
Surgiu séria polêmica entre a FFF(ex-FFD) e a FCF e o problema já se encontrava na área jurídica quando o CND baixou a deliberação da “Fusão” e a CBD com base no item 24 dessa Deliberação resolveu interferir nesta lide,determinando,pela decisão da diretoria de 31-08-1978,a realização do 1°Campeonato de Futebol Profissional do Estado do Rio de Janeiro,que teve por fases classificatórias um Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro(antigo campeonato carioca) e um Campeonato do Interior do Estado do Rio de Janeiro.
Com a publicação em 01-09-1978,as duas federações dirigentes do futebol no estado,convocaram em edital único,publicado em Boletins Oficiais de ambas as federações e nos jornais “O FLUMINENSE” e “JORNAL DOS SPORTS”,a Assembléia Conjunta da “Fusão” do Futebol no Estado,para 19-09-1978.

Um comentário em “A POLÊMICA DO CAMPEONATO DO RIO DE JANEIRO DE 1978

  1. Marcos Pinheiro

    Uai!?

    Então o campeonato carioca de 1978, vencido pelo Flamengo em cima do Vasco, também não vale? Era mero torneio classificatório?

    Por que não podemos usar o mesmo critério para o campeonato carioca de 1978 e para o campeonato do interior do Estado do mesmo ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *