Campeonato do Nordeste começa dia 19 de janeiro de 2013

A Liga do Nordeste já está cuidando de todos os detalhes da edição 2013 do Campeonato do Nordeste. A competição está confirmada para ter início no dia 19 de janeiro e contará com a participação de 16 equipes da região Nordeste. A organização da competição contacom o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizará 12 datas do calendário nacional e irá oferecer ao campeão um prêmio de, aproximadamente, R$700 mil.

De acordo com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, o Campeonato do Nordeste 2013 terá início com uma partida entre o Vitória-BA, campeão de 2010,e um time a ser definido a partir de sorteio, com a definição da tabela. Já o encerramento será realizado em Natal. “Iremos realizar uma grande festa para entrega das premiações ao time campeão, artilheiro, melhor jogador, atletarevelação, entre outros”, explicou.

O presidente da Liga ainda confirmou que haverá um evento de lançamento da competição no Centro de Convenções de Fortaleza-CE, mas ainda há confirmação da data. “Tínhamos marcado o lançamento para o dia 23 de julho, mas teremos que adiar devido a agenda dos presidentes das Federações do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, que estarão em viagem oficial. Devemos confirmar a data nos próximos dias”, esclareceu Eduardo Rocha.

O evento contará com a presença de jogadores de renome nacional dos estados participantes da competição. Além disso, os 16 clubes fundadores da Liga do Nordeste: ABC-RN, América-RN, Ceará-CE, Fortaleza-CE, Botafogo-PB, Treze-PB, CSA-AL, CRB-AL, Sergipe-SE, Confiança-SE, Sport-PE, Náutico-PE, Santa Cruz-PE,
Bahia-BA, Vitória-BA e Fluminense de Feira de Santana-BA, irão participar do evento, assim como autoridades e convidados. Na ocasião será realizado o sorteio das chaves para a competição.

Sobre a transmissão para TV, o dirigente confirmou que as partidas serão exibidas em rede aberta e em TV por assinatura. A Globo Nordeste irá transmitir o jogo da quarta-feira, às 21h50, para toda a região. Na quinta-feira será a vez da SporTV transmitir um jogo a partir das 19h30. Já o Esporte Interativo, que transmitiu toda a competição de 2010, com exclusividade, fará a transmissão da partida da quinta-feira, às 21h30 e ainda exibirá uma partida no sábado, ao vivo, à noite, mas ainda sem horário confirmado pela emissora. Em ambos os casos, a exibição será em rede nacional.

“Estou esperançoso que nos próximos dias iremos anunciar o patrocinadormáster da competição. Além disso, estamos firmando contratos e parcerias que  vão valorizar ainda mais o campeonato”, exaltou Eduardo Rocha. O dirigente ainda confirmou que os casos disciplinares serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e os árbitros serão designados por escala formulada pela Confederação.

A competição de 2013 irá contar com a participação dos seguintes clubes: América-RN, ABC-RN, Souza-PB, Campinense-PB, Sport-PE, Santa Cruz-PE, Salgueiro-PE, ASA-AL, CRB-AL, Ceará-CE, Fortaleza-CE, Itabaiana-SE, Confiança-SE, Bahia-BA, Vitória-BA e Feirense-BA.

3 pensou em “Campeonato do Nordeste começa dia 19 de janeiro de 2013

  1. Sergio Mello

    Roberto,
    Concordo com você. Afinal, não dá para entender, poi o atual momento do CSA e Fluminense de Feira não é das melhores. E, no lugar desses dois clubes poderiam ter colocado um representante do Maranhão e Piauí. Aliás… A competição poderia ter 18, incluíndo uma equipe maranhense e piauiense.
    Sem contar, que ocorreu um erro capital: o povo maranhense é apaixonado por futebol e certamente os jogos teriam o estádio cheio.
    Enfim… Espero apenas que para a segunda edição, esse erro seja corrigido.
    Abs.

  2. Roberto Saraiva

    É Sérgio, realmente quando se trata de futebol, o Maranhão e o Piaui não são Estados nordestinos. Sinceramente não entendo isso… Qual o critério utilizado? proximidade geográfica? Político? financeiro?
    É triste saber que o já combalido futebol maranhense é menosprezado até pelos seus irmãos nordestinos.
    Já chegamos a participar até da extinta Copa Norte (absurdo) mas hoje a CBF faz vista grossa pra isso.
    Enfim só nos resta disputar o maranhense e a série D mesmo.

  3. Sergio Mello

    Acho uma excelente iniciativa, pois o futebol nordestino precisa ter uma competição desse porte. Só lamento que o time da minha mãe não está aí: Moto Club, do Maranhão! Aliás, o Sampaio Corrêa e nem o Maranhão estão. O Futebol maranhense merecia ter um representante.
    No mais a concretização da competição merece uma salva de palmas!

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *