E.C. Radar colaborou com o desenvolvimento do futebol feminino nos anos 80

 

Após tantas postagens sobre clube profissionais e amadores, gostaria de relembrar a equipe que difundiu o futebol feminino no Brasil. O Esporte Clube Radar é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube (nas cores azul e ouro) foi Fundado há 80 anos (1932), no bairro de Copacabana, zona sul do Rio.

 APÓS REVOGADA A LEI DE PROIBIÇÃO, SURGE O RADAR

No futebol feminino, o EC Radar foi um dos pioneiros do desenvolvimento desse esporte no Brasil, após o fim da Lei que proibia a prática de futebol por mulheres em 1979.

Há 31 anos, em 1981, foi revogada a proibição do futebol feminino no Brasil. Naquele mesmo ano, o futebol feminino começou por iniciativa do empresário e presidente do clube Eurico Lira, grande incentivador desse esporte.

Eurico Lira também foi o técnico da equipe. Equivocadamente, algumas fontes informam ser o Radar fundado em 1981, ano da fundação do departamento de futebol feminino, porém o clube foi fundado em 1932.

Atualmente o clube funciona apenas como uma academia de musculação e possui equipes de luta. Além do time feminino, o clube já teve equipes de futebol de areia (masculino e feminino). Valendo ressaltar que o futebol feminino surgiu do time feminino que jogava na praia.

 

TÍTULOS E RECORDES

O clube conquistou o I Campeonato Estadual Feminino do Rio de Janeiro, organizado pela Divisão Feminina da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (Ferj), e a I Taça Brasil de Futebol Feminino da CBF, ambos em 1983.

O E.C. Radar não se cansou de colecionar títulos e marcas de se tirar o chapéu. Como a antiga Taça Brasil, onde conquistou todas as edições, sendo Hexacampeão: 1983, 1984, 1985, 1986, 1987 e 1988.

Outro Hexa foi no Campeonato Carioca: 1983, 1984, 1985, 1986, 1987 e 1988. Em 1989, conquistou o Torneio Brasileiro de Clubes.

Durante esse período (entre 1983 a 1988), o Radar realizou 71 jogos; vencendo 66, empatando três, e sofrendo apenas duas derrotas.

 

 RADAR & SELEÇÃO BRASILEIRA JÁ FOI UMA SÓ

Em 1982, O Esporte Clube Radar, equipe que ganhou projeção ao divulgar o futebol feminino no Brasil, onde conquistou o título da Women’s Cup of Spain, derrotando seleções como Portugal, França e Espanha. Já em 1989 a equipe inteira do Radar representou a Seleção Brasileira de Futebol Feminino no Campeonato Mundial.

No entanto, os campeonatos femininos, que não tinham retorno de público e imprensa, vinham perdendo cada vez mais participantes, até deixarem de ser organizados. E no início dos anos 90, o Esporte Clube Radar desmanchou a equipe, colocando um ponto final no clube mais vencedor da história do futebol feminino no Brasil.

 

 Fonte: Acervo do E.C. Radar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *