História do Futebol Amazonense: Jogador expulso é substituído

Por: Carlos Zamith

No jogo principal, na decisão do Campeonato Amazonense de 1962, o clássico entre Nacional e Rio Negro transcorria dentro do previsto. O jogo tenso, nervoso, muita rivalidade e jogadas rispídas. E, aos 16 minutos do primeiro tempo, quando houve uma jogada violenta envolvendo o jogador Lacinha, do Nacional.

O árbitro Dorval Medeiros (Guarda) não pensou duas vezes e expulsou o jogador de campo. Contudo, o jogador não aceitou a decisão do árbitro. Jogo ficou paralisado. O Presidente do Nacional também não concordava com a expulsão e bradava que seu time só continuaria jogando se fosse com onze jogadores.

 Josué Pai, do Rio Negro, assistia a tudo da cabine da ACLEA. O presidente Plínio Coelho, do Nacional, estava na pista do campo questionando com o árbitro e os dirigentes do espetáculo.

Finalmente veio uma solução: Lacinha deixa o campo mas entra outro em seu lugar. Todos aceitaram a fórmula: juiz, presidente da FADA (Federação Amazonense de Desportos Atléticos), Josué Pai, cronistas mesmo sob protestos, e torcedores dos dois lados.

Entrou Luizinho (irmão de Quisso que também jogava no Nacional) no lugar de Lacinha expulso. Depois de 15 minutos de paralisação, o jogo foi reiniciado, terminando o primeiro tempo sem abertura de contagem.

 No segundo tempo, Thomaz, aos 4 minutos, abriu o placar para o Rio Negro e aos 26 minutos, Jaime Basilio deixou tudo igual. Nessa jogada, outra confusão que durou pouco.

A bola deu a impressão de não ter ultrapassado a linha de gol, mas o juiz validou a jogada. Finalmente, aos 35 minutos, o rionegrino Dermilsom, o melhor jogador em campo, marca o gol da vitória, que assegurou a conquista do título de 1962.                                                                             

                                                                                    

O Juiz Dorval Medeiros (foto) encerrou o jogo aos 41 minutos, no exato momento em que fazia gestos para expulsar o ponteiro nacionalino Caíca que se desentendeu com o zagueiro Catita, após uma entrada violenta deste.

 

 

 

Foto: Acervo de Carlos Zamith

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *