PARTE 1
Em 1974,pelo Boletim 14/74 de 29 de Março,manifesta a FFD,o seu interesse de promoção quebrando o critério regionalista das eliminatórias das ligas.Chegou a FFD realizar em Campos,no dia 26 de Abril de 1974 uma reunião neste sentido.Mas,liderados pelo CE RIO BRANCO,CAMPOS AA,PARAÍSO FC,EC CAMBAÍBA e o GOYTACAZ FC,impuseram o critério de eliminatórias regionais,financeira e tecnicamente superadas.
Paralelamente reativou-se o profissionalismo em Niterói,Nova Friburgo e em São Gonçalo,com a adesão do EC COSTEIRA,CRUZEIRO FC,AR TIRADENTES(todos de Niterói),EC LARANJAL(São Gonçalo) e FLUMINENSE AC(Nova Friburgo) que a título de eliminatória,disputaram a Chave Centro.
No SUl do Estado ,apenas se inscreveram o CR FLAMENGO de V.REDONDA e a AA BARBARÁ,o que tornou desnecessária a disputa de eliminatória na Chave Sul.
Classificaram-se para a fase final do Campeonato Fluminense de Profissionais as seguintes associações:
AMERICANO FC(Campos),EC SAPUCAIA(Campos),AR TIRADENTES(Niteroi),FLUMINENSE AC(Nova Friburgo),
CR FLAMENGO(V.Redonda),AA BARBARÁ(Barra Mansa).
Cabe registrar que foi este de 1974 ,sob ponto de vista técnico ,financeiro e desportivo o melhor Campeonato Fluminense de Profissionais patrocinado pela FFD.
AMERICANO E SAPUCAIA fizeram a final,com vitória do segundo,após renhida disputa extra.
Em Abril de 1975,revolucionava-se o futebol do estado,com a decisão da CBD,que incluiu o AMERICANO FC no Campeonato Nacional de Futebol,criando em consequência o primeiro Torneio Incentivo para os demais clubes profissionais.
Em nosso estado já realizada a fusão com a antiga Guanabara,o Torneio Incentivo foi disputado com a participação conjunta de Clubes Cariocas e Fluminenses,tendo sido denominado,”Torneio Integração Faria Lima”.
Pelo antigo estado do RJ disputaram o Torneio Integração as seguintes agremiações:
EC SAPUCAIA,CAMPOS AA,CRUZEIRO FC,EC COSTEIRA,FLUMINENSE AC,CR FLAMENGO-VR
Do mesmo torneio participaram as seguintes agremiações cariocas:
CAMPO GRANDE AC,AA PORTUGUESA,SÃO CRISTÓVÃO FR,MADUREIRA EC,BONSUCESSO FC,OLARIA AC,BANGU AC.
Para as finais classificaram-se pela FFD,o EC SAPAUCAIA,EC COSTEIRA ,AA BARBARA,CR FLAMENGO
Pela federação carioca,CAMPO GRANDE,PORTUGUESA,SAO CRISTÓVÃO E MADUREIRA.
Sagrou-se campeão do torneio o MADUREIRA ,da FFD ,a melhor colocação foi a 3° do SAPUCAIA.
Em 1975 devido a participação do AMERICANO no Campeonato Nacional e realização do 1°Torneio Integração,não foi realizado o Campeonato Fluminense e apenas o Campeonato Campista de Profissionais foi disputado oficialmente no Estado,o que fez com que nos termos do artigo 183″das regras administrativas e técnicas da FFD”,fosse declarado o AMERICANO ,como enea campeão campista e como único vencedor da categoria no estado,campeão Fluminense de Profissionais de 1975,conforme ato publicado no B.O.n°10/76 de 05-03-1976,classificando-se nesta condição ,para disputar,como representante da FFD,o Campeonato Nacional de 1976.
É de esclarecer que anteriormente como já foi mencionado,quando a CBD,selecionou um único clube fluminense para o Nacional de 1975,a escolha recaiu também sobre o AMERICANO,não só por ele o único que dispunha de um estádio a altura do certame,mas também,pelo fato de ostentar na época da decisão da entidade nacional,a condição de Octa-campeão campista e por isso ser ele ,naquele momento,o único detentor,na temporada,de um título de profissionais,disputado no mesmo ano,na jurisdição da federação estadual.
Em 1976,com a fusão dos antigos estados da Guanabara e Rio de Janeiro,no novo Estado do Rio de Janeiro,o AMERICANO FC,GOYTACAZ,e um novo clube,o VOLTA REDONDA FC,passaram a disputar o Campeonato Carioca de Futebol e no mesmo ano continuou o AMERICANO a disputar o Campeonato Nacional da CBD e a ele também foi elevado do VOLTA REDONDA.
Fonte:Euardo Viana