Campeonato Brasileiro de 1975 – Americano de Campos vence Santos na estreia e o carnaval chega mais cedo em Campos

Por: Paulo Ourives e Sérgio Mello

Após tanta expectativa, enfim, chegou o dia da estreia. No dia 24 de agosto, o Americano enfrentaria o Santos, no seu Estádio. E o resultado fez Campos explodir de felicidade, com a vitória por 2 a 1, em cima do time da Vila. Tornar-se-ia cansativa, embora histórica, a transcrição de todos os jornais de 24, dia do jogo, e 25 de agosto de 1975, falando da vitória do Americano sobre o Santos.

O entusiasmo entre os radialistas e jornalistas do lugar, na divulgação das notícias que antecederam e sucederam o jogo de estreia, contagiou por completo a população campista, tão apegada às glórias esportivas que outros centros, os mais adiantados, teimavam em não aceitar, e tão certa ainda da reputação de sua gente culta e rica, da sua garra ao trabalho e tão enamorada das belezas naturais, adoçadas pela leva quase continental de plantação da cana-de-açúcar, bem como da sua certeza de polo, entre 14 municípios, no Norte do Estado.

O campista se orgulha, também, de haver sido a sua terra a primeira a ganhar luz elétrica na América Latina, e de ouvir de Getúlio Vargas, quando Presidente da República, esta frase: “Campos, espelho do Brasil“.

Estádio Godofredo Cruz

O Jornal dos Sports de 25 de agosto de 1975 estampava este título: “Campos vibra com Americano: 2 x 1 no Santos“. Da matéria faziam parte algumas apreciações como as que se seguem: “O time mostrou que está no Campeonato pra valer. Jogou com entusiasmo, venceu e provou que nem só dos cariocas vive o futebol do novo Estado“.

É bom recordar, também, que quando Rangel fez o gol da vitória, a cidade se tomou de tal emoção pelo seu futebol, que foi improvisado um carnaval sem precedentes na vida do lugar.

Os ricos, em seus carros, levaram suas famílias às ruas centrais onde já se encontravam centenas de torcedores comuns agitando bandeiras e batendo tambores. Os mais apaixonados, soltando foguetes, fizeram questão de passar pela Rua do Gás, onde se situa o Estádio Ari de Oliveira e Souza, do Goytacaz (arquirrival do Americano).

E diante do próprio do eterno rival, se abraçaram, riram e choraram de alegria pela vitória sobre o Santos e, mais do que isso, pelo desespero do Alvianil, preterido na escolha governamental em favor do Americano. A ficha técnica desse jogo, o da estreia no Campeonato Brasileiro:

AMERICANO F.C. (RJ)     2          X         1       SANTOS F.C. (SP)

 LOCAL: Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ)

RENDA: Cr$ 191.000,00

PÚBLICO: 14.307 pagantes

ÁRBITRO: Luís Carlos Félix

AUXILIARES: Paulo Antunes e Célio Couto.

AMERICANO: Dorival, Nei Dias, Mundinho (Luisinho), Luís Alberto e Capetinha; Ico e Didinho; Luís Carlos, Rangel, Messias e Paulo Roberto.

SANTOS: Joel, Tuca, Oberdan, Bianchi e Zé Carlos; Clodoaldo e Didi (Alceu); Mazinho, Cláudio Adão, Toinzinho e Edu.

GOLS: Paulo Roberto aos 10 minutos (Americano); Mazinho aos 43 minutos do 1º tempo; Rangel aos 42 minutos do 2º tempo (Americano).

FONTE: Jornal dos Sports (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Campeonato Brasileiro de 1975 – Americano de Campos vence Santos na estreia e o carnaval chega mais cedo em Campos

  1. ADSON PORTO

    Muito bacana essa materia. O meu saudoso tio Messias atuou nessa partida em 1975. As cores do Amerciano FC correm nas veias da minha familia que ainda vive em Porciuncula RJ. Parabens por essa materia. Abracos

  2. Sergio Mello Autor do post

    Olá Gilberto, boa noite!

    Rapaz… Se o Adilson aprovou, então a missão foi cumprida! Em Campos, há grandes conhecedores do futebol campista. Além do Adilson Dutra, o filho dele também é fera! Há o Paulo Ourives e o Leonardo, que trabalha na Liga Campista… São alguns que lutam para contar a história do futebol de Campos. Eu só colaboro fazendo o elo. Esse pessoal merece os parabéns!
    Só me sinto honrado em contar com o apoio, respeito e a amizade dessa galera da pesada! Rsrs
    Um grande abraço ao amigo!

  3. Gilberto Maluf

    O Adilson Dutra é jornalista/radialista da região de Campos. Mandei para ele esse artigo e comentei que foi postado pelo jornalista Sergio Mello no blog Historia do Futebol.
    Ele ficou muito contente e falou que o artigo é história e história das boas.
    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *