Parece que foi ontem, mas neste sábado (30 de junho), faz 10 anos que a Seleção Brasileira conquistou o Penta na Copa do Mundo de 2002, no Japão/ Coréia do Sul. Gostem ou não, a campanha de sete jogos e sete vitórias (18 gols e quatro sofridos) é a melhor de todas as Copas.
O escrete Canarinho do técnico Luiz Felipe Scolari chegou à Copa desacreditada. má participação nas Eliminatórias e as mudanças de técnicos desde 1999 tiraram do time canarinho o rótulo de favorito no mundial realizado em solo asiático.
Grande motivador, Luiz Felipe Scolari conseguiu fazer um grupo coeso. A equipe brasileira ganhou o apelido de “Família Scolari”.
O corte do atacante Romário deixou parte da imprensa e dos torcedores com de ‘nariz torcido’ com o treinador. Ronaldo Fenômeno era visto como um contrapeso, a defesa era muito questionada, o meio de campo não agradava.
Contudo, a atmosfera da Copa transformou o grupo e o Brasil foi crescendo jogo a jogo. Na primeira fase: vencendo a Turquia por 2 a 1 (3 de junho); 4 a 0 na China (8 de junho); e Costa Rica (13 de junho).
Nas Oitavas de Final, que para Luiz Felipe Scolari foi o jogo mais difícil (17 de junho); nas Quartas de final 2 a 1 na Inglaterra (21 de junho); nas Semifinais 1 a 0 Turquia (26 de junho), garantindo vaga na decisão inédita contra a poderosa Alemanha.
Então, chegou o dia e a Seleção Brasileira fez uma atuação impecável. Com dois gols do “contrapeso” Ronaldo Fenômeno e se tornou artilheiro da competição com oito gols, o Brasil conquistou o seu quinto título mundial.
E, o placar ficou barato para os alemães, pois o Brasil inúmeras chances e não seria exagero nenhum se o resultado tivesse sido de goleada. No primeiro tempo, Ronaldo perdeu dois gols cara a cara com o goleiro Kahn e Kleberson num chute que carimbou o travessão.
No final (quem diria…), o contestado lateral-direito e capitão Cafu foi o responsável por erguer a taça de campeão mundial para milhares de espectadores em todo mundo. Reprovado em 11 peneiras, o jogador foi o exemplo de quem a persistência é o caminho para quem sonha em realizar seus sonhos.
�
BRASIL 2 X 0 ALEMANHA
Competição: Final da Copa do Mundo
Data: 30 de junho de 2002
Local: Yokohama International Stadium
Púlbico: 69.029
Árbitro: Pierluigi Colina (Itália)
BRASIL: Marcos; Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Rivaldo e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Kléberson, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Ronaldo (Denílson). Técnico: Luiz Felipe Scolari
ALEMANHA: Kahn; Link, Ramelow, Metzelder, Frings, Hamann, Jeremies (Asamoah), Schneider, Bode (Ziege), Neuvile e Klose (Bierhoff). Técnico: Rudi Voller.
Gols: Ronaldo aos 22 e 33 minutos do segundo tempo
ELENCO DO BRASIL
Goleiros – Marcos (Palmeiras), Dida (Milan) e Rogério Ceni (São Paulo)
Laterais – Cafu (Roma), Belletti (São Paulo), Roberto Carlos (Real Madrid) e Júnior (Parma)
Zagueiros – Lúcio (Bayer Leverkusen), Roque Júnior (Parma), Edmilson (Lyon) e Anderson Polga (Grêmio)
Meios-campistas – Gilberto Silva (Atlético Mineiro), Kléberson (Atlético Paranaense), Vampeta (Corinthians), Ricardinho (Corinthians), Juninho Paulista (Flamengo), Rivaldo (Barcelona) e Kaká (São Paulo)
Atacantes – Ronaldinho Gaúcho (PSG), Ronaldo (Internazionale), Edílson (Cruzeiro) e Luizão (Grêmio)
Fotos: CBF / JS/ Lance!
Link do Vídeo da final:http://www.youtube.com/watch?v=ZRl49g1e0lg