O Minas Futebol Clube é uma agremiação da cidade de São João del Rei (MG). O ‘Leão da Biquinha’ foi Fundado no dia 15 de agosto de 1916, por meio de um movimento dos desportistas José de Assis Viegas, Humberto Renari e Verbini Parizzi.
O 1º Estatuto do Minas que não se achava registrado em um livro próprio, os historiadores Dr. Paulo Christofaro e Tenente Gentil Palhares encontraram junto, a outro grande Mineiro, José Galo, uma cópia do mesmo, bastante corroída pela ação do tempo.
O Minas Futebol Clube pelo fato de sua fundação ter ocorrido no dia 15 de agosto, dia consagrado à Nossa Senhora da Glória, foi colocado sob sua proteção, as cores azul e branco tirados de sua imagem, de seu manto.
A bandeira azul e branco com um círculo ao centro, com letras MFC e 22 estrelas, segundo o primeiro Estatuto significa os 22 atletas do Minas. As reuniões para a organização do Clube e sua posterior fundação foram realizadas na residência do sr. José de Assis Viegas, no largo do Rosário.
A 1ª Diretoria foi a seguinte:
PRESIDENTE: Cristiano Pereira da Silva;
VICE-PRESIDENTE: João Jeunon Junior;
TESOUREIRO: Horácio Carvalho;
1º SECRETÁRIO: João Batista de Assis Viegas Filho;
2º SECRETÁRIO: Silvio Porto;
DIRETOR DE ESPORTE: José de Assis Viegas.
O Estatuto do Minas Futebol Clube foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária na quinta-feira, do dia 3 de Agosto de 1922, podendo-se observar o cuidado em sua montagem.
SUAS DENOMINAÇÕES
GLORIOSO
É atribuída ao Mineiro José Severiano, já falecido, a denominação dada ao MINAS F. CLUBE, nos levando a crer que, como as festas de Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Glória, eram muito importantes e concorridas e o Minas criado no seu dia, NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, daí, O GLORIOSO.
LEÃO DA BIQUINHA
À frente do campo do Minas existia uma Bica d’água onde as pessoas iam apanhar água e, à frente dos vestiários artigos, um 3×4, que se situava onde hoje está a nossa piscina para adultos, também corria um filete d’água vindo de uma bica, que ainda existe, localizada ao lado da piscina infantil e assim BIQUINHA.
LEÃO, em determinada época, um circo que se achava na cidade, inclusive em dificuldades financeiras, o MINAS permitiu-lhe sua instalação no Campo. O circo tinha como principal atração, um LEÃO, e assim chegamos ao LEÃO DA BIQUINHA.
Residi em São João del Rey por 12 anos. Meu falecido pai foi Promotor de Justiça nesta cidade do mesmo modo minha mãe foi professora primária. Estudei no Ginásio Santo Antônio e depois na Escola Tiradentes. Minha professora no curso de Admissão foi Dona Carmita. Não sou sanjoanense, mas como se fosse devido ao meu enorme carinho por esta cidade. Frequentei o Minas e o Atlethic por inúmeras vezes, inclusive eu e meus irmãos jogamos muito futebol no campo do Minas. O Minas tinha um carnaval maravilhoso e espero que ainda tenha na sede que me recordo perto do Kibon. TEMPOS MARAVILHOSOS DA MINHA JUVENTUDE.