A Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes, o Jaguar é uma nova agremiação do Município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Fundado esse ano (2012), o clube Rubro-anil tem como a sua mascote o Jaguar.
O Jaguar irá debutar no futebol profissional, onde disputará o Campeonato Pernambucano da Série B, esse ano. A equipe mandará os seus jogos no Estádio Jefferson de Freitas com capacidade para 3.500 espectadores.
CURIOSIDADE
Depois de alguns anos disputando campeonatos amadores, o Jaguar – junção de “Ja” (Jaboatão) e “Guar” (Guararapes).
ELENCO
Composto por 23 atletas, o atual plantel do Jaguar é formado por jogadores com passagens por clubes do estado, a exemplo de Nêgo Pai (ex-Sete de Setembro), Wendel (ex-Santa Cruz) e Odilon (ex-Náutico). Sob o comando do recifense Lourival Silva, a equipe de Jaboatão brigará por uma vaga na primeira divisão do Pernambucano do ano de 2013. “Realizamos uma boa preparação para essa disputa, onde, juntamente com a comissão técnica, passamos para os atletas que a postura da equipe dentro de campo tem que ser aguerrida”, afirmou o treinador.
Ainda segundo Lourival, a maioria dos contratados estava disputando competições estaduais, de modo que o ritmo de jogo do time não foi comprometido. Sabemos que vamos encontrar adversários competitivos, por isso vamos entrar na disputa com personalidade”, finalizou. O Jaguar tem como presidente o empresário Zeca Barretto. O vice é o ex-vereador do município Reginaldo Almeida. Já a diretoria é formada por desportistas locais, a exemplo de Almir de Barros, secretário geral e Joaquim Barreto, coordenador geral.
Para o certame, a Prefeitura de Jaboatão vem requalificando a estrutura do Estádio Municipal Jefferson de Freitas, situado na Regional Jaboatão Centro. “O campo esportivo terá capacidade para dois mil torcedores. Lá, estamos realizando a mudança de gramado, a recuperação do vestiário, da cabine de imprensa, dentre outros serviços”, avaliou o secretário executivo de Esportes do município, Marcus Sanchez. Provisoriamente, a equipe alviazulina realiza os treinamentos no campo da Usina Cristal, em Jaboatão Centro.
No total, a competição terá a disputa de 210 partidas em sua fase de classificação. Quinze equipes disputarão duas vagas na Série A1. As semifinais vão ser realizadas nos dias 14 e 17 de outubro, com a final sendo feita em partida única, com mando de jogo para a equipe de melhor campanha.
TREINADOR
Lourival Benedito da Silva, natural de Recife-PE dedicou grande parte de sua vida ao futebol. Atualmente com 51 anos de idade, “Lori”, como é chmado pelos seus jogadores, iniciou a carreira de jogador profissional no ano de 1979. Ex-volante revelado pelo Náutico, onde teve uma boa passagem pelo clube, conquistando o respeito e a confiança dos torcedores pernambucanos, a ponto de ser considerado como um dos melhores jogadores da posição no time pernambucano na época.
Atuou ainda em equipes como o Guarani-SP, ABC de Natal, Santo André e o Santa Cruz-PE. Na carreira como treinador, Lourival defendeu as equipes do Vitória de Santo Antão-PE, Serrano-PE, Salgueiro-PE, Picos-PI, Central-PE, dentre outras.