CAMPEONATO FLUMINENSE DE PROFISSIONAIS-LISTA DE CAMPEÕES

Pessoal resolvi colocar toda a lista para que vocês possam postar as suas,aí poderemos comparar e tirar dúvidas,lembrando que minha fonte é o livro do Eduardo Viana “IMPLEMENTAÇÃO DO FUTEBOL PROFISSIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PS:quando coloco não ocorreu,em alguns casos clubes foram indicados para participarem da Taça Brasil,mas não foram declarados oficialmente campeões como equivocadamente creditam muitas publicações.O que reparei até agora que os erros mais frequentes nas listas existentes são de declararem campeões de ligas ,como campeões do estado.

CAMPEONATO FLUMINENSE DE PROFISSIONAIS

1952-ADRIANINO AC(única disputa direta)
1953-NÃO OCORREU
1954-NÃO OCORREU
1955-GOYTACAZ FC/BARRA MANSA FC(início de disputa de campeões e vices das ligas)
1956-NÃO OCORREU
1957-NÃO OCORREU
1958-MANUFATORA AC
1959-FONSECA AC
1960-NÃO OCORREU- o FONSECA foi indicado para a Taça Brasil
1961-FONSECA AC /CE RIO BRANCO
1962-FONSECA AC /CE RIO BRANCO
1963-GOYTACAZ FC -declarado campeão pela falta de adversários.
1964-AMERICANO FC -declarado campeão pela falta de adversários.
1965-AMERICANO FC -declarado campeão pela falta de adversários.
1966-GOYTACAZ FC/ROYAL SC
1967-GOYTACAZ FC
1968-AMERICANO FC
1969-AMERICANO FC
1970-CENTRAL EC
1971-CENTRAL EC/AA BARBARÁ
1972-AA BARBARÁ
1973-AA BARBARÁ /ECCAMBAÍBA
1974-EC SAPUCAIA /AMERICANO FC
1975-AMERICANO FC-declarado campeão
1976-NÃO OCORREU

EM 1976,77 e 78 foram disputados torneios do interior,mas nenhum deles em carater oficial foi declarado como campeonato fluminense,portanto a última disputa ocorreu em 1975.

16 pensou em “CAMPEONATO FLUMINENSE DE PROFISSIONAIS-LISTA DE CAMPEÕES

  1. Marcos Pinheiro

    Como era a disputa do campeonato nos outros anos? Era um hexagonal entre os campeões de vices da liga de Campos, da liga de Niterói e do DFP da FFD?

  2. Edu Cacella

    Marcos isso,foram campeões da Liga somente e errôneamente considerados campeões estaduais,erro do livro do Frigorifico,nada anormal,eles considerarem o clube campeão fluminense de 1955,este é a famosa mentira que deu certo

  3. Marcos Pinheiro

    Edu,
    Em relação à lista da Rsssf, a sua lista tem as seguintes divergências:
    1953 – Barra Mansa (Barra Mansa)
    1955 – Frigorífico (Mendes)
    1956 – Clube dos Coroados (Marques de Valença)

    Você sabe o porquê da divergência? Seriam esses campeões do Departamento de Futebol Profissional da FFD?

  4. Marcos Pinheiro

    Parece-me que o caso, aqui, não é considerarmos ou não o campeão de determinada liga como campeão estadual, mas sim descobrirmos quem foram os campeões estaduais do campeonato oficial da FFD. Correto?

    Kussarev, o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol foi em 1922, e não em 1921. Por razões políticas, a CBD chamou a segunda edição, em 1923, de “1º Campeonato Brasileiro de Futebol”, numa tentativa de diminuir a conquista paulista do ano anterior. São Paulo também venceu em 1923.

    Tanto o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1922, quanto a Taça Brasil de 1959, quanto o Campeonato Nacional de Clubes de 1971, foram organizados pela CBD, com o propósito de se indicar um campeão nacional. Quais foram as competições organizadas pela FFD, com o mesmo propósito?

  5. Wanderson Pereira

    Concordo com o Kussarev e proponho considerar os três campeões (Campos, Niterói e D.E.P.) de 1953 como campeões estaduais uma vez que não houve uma disputa estadual e estas três competições eram oficiais. Lembrem-se do caso das duas ligas citadinas do estado do Piauí no período anterior a fundação da atual federação na passagem dos anos 30 para os 40.

  6. Rodolfo Kussarev

    Eu acho que tudo são convenções. Quem foi o primeiro campeão brasileiro? O Atlético Mineiro em 1971, o Bahia em 1959 ou a Seleção Paulista em 1921? Digo isso pois se por acaso não houve um campeão de fato no Estado, alguma liga (ou algumas) devem ter seus campeões considerados. Se em 1975, por exemplo, não houve campeão estadual, mas sim 1 campeão de cada liga, que cada um seja colocado como forma de “pontuar” ou “nortear” nossas pesquisas. A oficialidade, em certos casos, é relativa.

  7. Marcos Pinheiro

    Se em 76, 77 e 78 houve torneios no interior do Estado promovidos pela FFD, acho que é necessário uma reflexão sobre esses torneios. O campeão desses anos certamente não era campeão estadual, mas o campeão carioca desses mesmos anos também não era campeão estadual, mas usualmente nós os consideramos.

    O fato é que as duas federações coexistiram durante algum tempo após a fusão dos Estados. Acho que o mais correto é considerarmos os campeões de ambas as federações como campeões estaduais, como fazemos, por exemplo, quando há alguma dissidência e criação de outra liga, como ocorreu na década de 30 em um grande número de Estados.

  8. Marcos Pinheiro

    O vice de 73 é Eccambaída ou EC Cambaíba? é de qual cidade? Há explicação sobre o motivo para não ter ocorrido alguns campeonatos?

  9. Edu Cacella

    Julio realmente você tem razão ,já corrigi,prefiro que você vá colocando sua lista e sua fonte nestes anos que já inseri,para no final tentarmos chegar a um denominador comum,porque é muito confuso..

  10. Marcos Pinheiro

    Edu,
    Como não são muitos torneios, sugiro que para cada um, inclusive para aqueles que não ocorreram, informe a forma de disputa.

  11. Julio Diogo

    edu

    esta lista está errada, pois em 1955 o campeão foi o goytacaz e o vice foi o barra mansa. se voce quiser faço a lista corrigida e publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *