Grêmio Esportivo Flamengo – Pelotas (RS)

O Grêmio Esportivo Flamengo é uma agremiação da cidade de Pelotas (RS).  A sua Sede na Rua Clóvis Bevilaquá, 69, no Centro de Pelotas. O clube foi Fundado no dia 29 de Março de 1939, por um grupo de amigos, simpatizantes do Clube de Regatas Flamengo, do Rio.

Eles se reuniram na Vila Barros de Baixo, atual Rua Jornalista Cândido de Melo, nos fundos da casa de Paulo Galego, numa cocheira ali existente a fim de fundarem o FLAMENGO. Estavam presentes Paulo Galego, Urbano, Mosoro, Nena, Seslau, Chico Paiva, José Vaz e Cléia Mascaranha.

A ata de fundação foi feita em uma folha de papel almaço, que foi mandado comprar por um menino chamado Osvaldir, “O Gasolina”:

Durante a reunião houve a primeira discórdia no uniforme, pois alguns eram torcedores do Esporte Clube Pelotas e, como a rivalidade era enorme com o Grêmio Esportivo Brasil; não admitiam vestir camisa vermelha e preto.

Depois de muita discussão ficou acertado que usariam uma camisa listrada em vermelho e amarelo, que simbolizaria os dois clubes, o amarelo do Pelotas e o vermelho do Brasil sendo os calções branco e as meias pretas com listas vermelho e amarelo.

Para o Escudo do clube foi escolhido através de sorteio das três agremiações: Flamengo, Pelotas e Brasil; o do Esporte Clube Pelotas e do Grêmio Esportivo Brasil a denominação de GREMIO ESPORTIVO FLAMENGO e que teria como símbolo o marinheiro Popeye do Clube de Regatas do Flamengo, e adotou como seu santo protetor São Judas Tadeu e sua primeira madrinha a Srta. Cléia Mascaranhas.

E assim, estava fundado o nosso Grêmio que teve como seu primeiro presidente o Sr. Alberto Maksudi e sua primeira sede ficou estabelecida naquele local, onde por alguns anos foi dirigido pela família Cunha até o ano de 1956; quando na Presidência do Sr. Ariano Medeiros foi transferida sua sede para o atual local, no terreno cedido pela família Domingues Silva que posteriormente foi comprado pelo clube. Para a sua sede inicial foi adquirido um chalé de madeira em troca de uma bicicleta.

Em 1958 na presidência do Sr. José Escobar Madeira era oficialmente Registrado o nosso Grêmio através de seu Estatuto e teve como primeiro Presidente do Conselho o Sr. Longobardo Lemos.

Em 1966 na presidência do Sr. Ariano Medeiros foi efetuado a compra do terreno e assim dando início nas obras de construção da atual sede.

No campo esportivo o flamengo se orgulha de ter lançado vários jogadores para as equipes profissionais da cidade. Seus principais títulos foi ser Campeão Invicto nos anos de 1955 e 1958 no Campeonato da Liga Zona Sul de Futebol e Campeão no Torneio Zona Sul de Amadores em 1972, organizado pelo Grêmio Atlético Farroupilha em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil e aos 160 anos de Fundação da Cidade de Pelotas, e campeão da disciplina pela Liga Pelotense de Futebol nas categorias de Reservas e Titulares nos anos de 1982, 1985 e 1987.

O Flamengo teve como seus Presidentes de Honra os Srs. Hugo Cunha, Ariano Medeiros, José Escobar Madeira e Imbirá Furtado já falecidos. Os atuais Presidentes de Honra são os Srs. Joaquim Silva e Tailor Beleia Medeiros.

O clube se orgulha de ter passado na nossa equipe atletas que após fizeram estória no nosso futebol como: Edgar, João Borges, Nelson Cunha, Darci Pé Grande, Galeguiho, Arli Maciel, Gasolina, Caizé e outros.

 

Fonte: Liga Pelotense de Futebol

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *