Friburguense Atlético Clube – Nova Friburgo (RJ)

O Friburguense Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Nova Friburgo (RJ). O clube foi Fundado no dia 14 de Março de 1980, resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube. O primeiro presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.

Como homenagem especial e em atenção aos relevantes serviços prestados ao Fluminense Atlético Clube, é conferido ao Dr. César Guinle o título de Patrono do clube. O quadro social do Friburguense tem hoje mais de 1.300 sócios proprietários e sua área é de 41.500 m2 e está localizado na Rua Jardel Hotz, S/N – no Bairro de Olaria, em Nova Friburgo, funcionando de terça a domingo.


No mesmo endereço, encontra-se o estádio Eduardo Guinle, com capacidade para 12 mil pessoas, dimensões oficiais de 105 m X 68 m, com iluminação e Placar Eletrônico (que pertencia anteriormente ao Estádio Mario Filho, Maracanã).


A cidade de Nova Friburgo está localizada no centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, a 846 m de altitude, com área de 938 Km2, e distante da em 136 km , Nova Friburgo é a cidade que mais se destaca no futebol na região capital serrana.


As cidades limites ao Norte, são os municípios de Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim e Trajano de Moraes; a Leste com o município de Macaé; ao Sul com os municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu; a Oeste com o município de Teresópolis.

Os principais resultados da equipe profissional de futebol começaram a surgir na década de 90. O clube já disputou 19 campeonatos estaduais e está na elite do Campeonato Carioca desde a conquista de 1997, que permitiu o acesso à Primeira Divisão.

Em 2010, o Frizão sofreu o revez ao ser rebaixado para a Segundona. Somados as enchentes que causaram enorme destruição no início de 2011, parecia que o Friburguense sequer disputaria a competição. Contudo, com a união de todos, o Tricolor da Serra foi a campo e de forma brilhante terminou o Estadual da Segunda Divisão como o vice-campeão.

Esse ano, o Frizão fez boa campanha, e não só garantiu a permanência na elite carioca como se classificou para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D-2012.Desde então, o tricolor serrano nunca correu o risco de rebaixamento e já pregou muitas peças nos grandes clubes do Rio. O Friburguense foi 4° colocado no Estadual de 1999, vencendo Botafogo e Fluminense no Maracanã. O time também foi 4° colocado no Carioca de 2002.

No ano de 2004 chegou as semifinais da Taça Rio, sendo eliminado pelo Vasco nos pênaltis por 5 x 4, após empate de 1 x 1 em pleno Maracanã. O bom desempenho de 2004 premiou o time com a inédita classificação para a Copa do Brasil de 2005.

O Friburguense vem estimulando o esporte amador em diversas categorias e também o futebol de base, assim como a equipe profissional que apesar de estar com pouco mais de vinte e cinco anos, está crescendo a cada dia e se consagrando como uma das melhores equipes do Estado do Rio de Janeiro.

 

Fonte e Fotos: Site do Friburguense A.C.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *