Sociedade Esportiva Friburguense – Nova Friburgo (RJ)

 

 A SEF – Sociedade Esportiva Friburguense é uma agremiação da cidade de Nova Friburgo (RJ). O Clube Alviceleste foi Fundado no dia 18 de Junho de 1921, por um grupo de alemães, com o nome de DEUTSCHER SCHUL – UND KIRCHENVEREIN (Sociedade Alemã de Escola e Culto), visando construir um centro aglutinador e difusor da cultura teutônica, que era desenvolvida na Igreja Luterana. 

Sede

Em 1924 a Escola Alemã mudou-se para a sede do Caminho Reservatório (hoje Igreja São Bento Abade), onde eram ministradas aulas de alemão e português para colonos e operários.

Nesta sede a comunidade expandiu-se através de passeios, piqueniques, músicas e danças nas madrugadas, peças teatrais que atraiam brasileiros encantados com as louras e rosadas“fraulines”.

No dia 26 de Maio de 1935  foi lançada a pedra fundamental da nova sede situada na Avenida Rui Barbosa, atual Avenida Galdino do Valle.  Vários esportes tradicionais alemães, foram desenvolvidos como o Bolão (a 1ª pista foi construída onde hoje fica a boate) e o Faustball (concentrava seu campo onde hoje é a piscina). 

Através das correspondências dos familiares de colonos alemães, chegavam notícias sobre Hitler, surgindo assim as diferenças ideológicas que só voltaria a se recompor no final dos anos 30, época da chegada do Pastor Schlupp (com a missão de colocar a casa em ordem).  Em função de seu sucesso, foi convidado a permanecer na colônia  onde ficou até os anos 80.

Em 1941 surge a Sociedade Alemã 21 (o termo “Alemã” só permaneceu devido às dívidas junto às fábricas Arp e Filó). Mais tarde denominou-se Sociedade Esportiva Friburguense.
A SEF é um patrimônio de Nova Friburgo e foi considerada de utilidade pública em 27/09/1979. Situada na Avenida Doutor Galdino Valle Filho, 35 – no Centro de Nova Friburgo, área nobre da cidade, o clube tem seu quadro social composto por 1.200 sócios proprietários e 5.000 dependentes.
 
 
Fonte: Blog Acervo de Nova Friburgo 
Foto:  Osmar de Castro
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 14. Roberto Saraiva, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *