APEA Clube do Brás da Capital (SP) – A História do “Galo Forte Vencedor” (contada por Fortunato Montone – BCC)

« : Fevereiro 03, 2011, 07:07*:44:07 »

DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, ALGUNS MORADORES DA RUA CAETANO PINTO NO BAIRRO DO BRAZ, TIVERAM A INICIATIVA DE FUNDAR AQUELE QUE SERIA UM DOS MAIS RESPEITÁVEIS TIMES DE VÁRZEA PAULISTANO. OS DESCENDENTES DE ESPANHÓIS, QUERIAM QUE O TIME FOSSE BATIZADO DE “BRAZ CORINTHIANS”, E OS DE ITALIANOS DE “BRAZ PALESTRA”, APÓS VÁRIAS REUNIÕES, E PARA AGRADAR A TODOS, FOI SUGERIDO O NOME DA ANTIGA LIGA “ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ESPORTES ATLÉTICOS” , COM  A IDEIA DE “ISOLAR” AS “INICIAIS”, FOI CRIADO O NOME “APEA”. POR FIM, APÓS APROVAÇÃO, O “APEA“ FOI FUNDADO EM 23 DE MARÇO DE 1.932. SEU DISTINTIVO ERA SEMELHANTE AO DA LIGA, POR SINAL MUITO PARECIDO COM O DA ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA, MAIS TARDE FOI ESTILIZADO E, É O MESMO ATÉ OS DIAS ATUAIS.NAQUELA ÉPOCA, O FUTEBOL DE VÁRZEA ERA PRATICADO NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO, E PRINCIPALMENTE NO BRAZ, MOOCA E BOM RETIRO, HAVIA UM TORNEIO CHAMADO “TORNEIO AMADOR CIDADE DE SÃO PAULO”, E O TIME DO APEA SAGROU-SE CAMPEÃO NO ANO DE 1.942, GANHANDO A FINAL EM UM MEMORÁVEL CONFRONTO COM O FORTE TIME DOS  “XI MILICIANOS” TAMBÉM DO BRAZ,  NO ANO DE 1.948, TAMBÉM SAGROU-SE CAMPEÃO, FAZENDO A FINAL CONTRA O TIME DOS IRMÃOS PUCCI, FINAL ESSA REALIZADA NO CAMPO DO “ARCA”  (ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL ANTARCTICA). COM O BI-CAMPEONATO, O APEA FOI CONVIDADO PARA JOGAR CONTRA OS ASPIRANTES DO FLUMINENSE DO RIO DE JANEIRO, O PLACAR FOI DE 2 X 1 PARA O APEA.MESMO COM UM INÍCIO DE TANTAS GLÓRIAS, O APEA, A PARTIR DE 1.948, SOFREU UM INEVITÁVEL DESINTERESSE DE SEUS ASSOCIADOS E SIMPATIZANTES, E POR MOTIVOS VÁRIOS, TEVE QUE CESSAR SUAS ATIVIDADES, E FICOU “PARADO” ATÉ O PRINCÍPIO DA DÉCADA DE 60.

COM A INICIATIVA DE ALGUNS JOVENS DO  BAIRRO DO BRAZ, QUE CONHECIAM AS HISTÓRIAS DO CLUBE, E QUE TINHAM MEMBROS DE SUAS FAMÍLIAS COMO OS PRIMEIROS FUNDADORES DO APEA, E AINDA PRATICANTES DE FUTEBOL DE VÁRZEA, RESOLVERAM APÓS ALGUMAS REUNIÕES, “REVIVER” O GLORIOSO APEA.

PARA ISSO, CRIARAM UM “LIVRO DE OURO”, E ARRECADARAM  A QUANTIA DE Cr$ 30.000,00 (TRINTA MIL CRUZEIROS), VALOR SUFICIENTE PARA “ACORDAR O GIGANTE ADORMECIDO”, ASSIM FOI ELEITA A PRIMEIRA DIRETORIA:
PRESIDENTE: SR. ANTONIO COCIOLITO
VICE PRESIDENTE : SR. JOÃO MANZANO
PRIMEIRO SECRETÁRIO: JOÃO CAFÓRIO
SEGUNDO SECRETÁRIO: SR. ALFREDO MARANO FILHO
TESOUREIRO: MANOEL TAMALLO GARCIA   �
O TIME QUE SE TORNARIA “O DE MAIOR TORCIDA NA VÁRZEA PAULISTANA”, “O MAIS AGUERRIDO”, “O TIME A SER BATIDO”, TORNOU-SE UM “MITO”, EM 27 DE JUNHO DE 1.963, NA RUA CAETANO PINTO, FOI  INAUGURADA A SEDE SOCIAL, NA PORTA DA PRESIDÊNCIA FOI ESCRITO UM LEMA, JUNTO A UM DESENHO ENTRE MÃOS ENTRELAÇADAS ONDE SE LIA:

“O ESPORTE FAZ AMIGOS”

COLABORAÇÃO: BARTOLO COCIOLITO, MAURICIO MUHLFARTH, NICOLA COCIOLITO.
COM ESTE BREVE RELATO, GOSTARÍAMOS DE CONVIDAR A IMENSA COLETIVIDADE “APEANA”, PARA  QUE  NOS  AJUDEM  A  CONTAR  A  HISTÓRIA  COMPLETA   DESTE  QUE  FOI   E   AINDA É  “O ORGULHO DO  FUTEBOL DE VÁRZEA”, QUE NÃO POR ACASO TEVE SEU INÍCIO NO BAIRRO MAIS FAMOSO DE SÃO PAULO, E COINCIDENTEMENTE AONDE COMEÇOU O FUTEBOL NO BRASIL.
ESTE SITE, FOI CRIADO PARA, ALÉM DE RESGATARMOS A MEMÓRIA DO APEA, RESGATARMOS TAMBÉM AS LEMBRANÇAS PASSADAS TENDO COMO PONTO DE PARTIDA, “OS MARAVILHOSOS DIAS EM QUE NOS REUNÍAMOS EM TORNO DE UM SÓ OBJETIVO, CONVIVER, ASSISTIR, JOGAR E PRINCIPALMENTE TER O ORGULHO DE SER DO APEA”, SIM PORQUE NÃO IMPORTAVA SE VOCÊ JOGAVA, SE VOCÊ ASSISTIA, SE VOCÊ TORCIA, O QUE IMPORTAVA ERA QUE VOCÊ PODIA DIZER COM A BOCA CHEIA…….. SOU DO APEA !

Fonte: site do clube

3 pensou em “APEA Clube do Brás da Capital (SP) – A História do “Galo Forte Vencedor” (contada por Fortunato Montone – BCC)

  1. Conrado

    Sensacional, meu tio já falecido foi diretor do APEA, o nome dele era Gustavo Peres, eles tinham um ferro velho no antigo largo do Sarmiento. Tive a honra de vestir esse manto depois de velho nos Veteranos, experiência salutar, nunca vou esquecer!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *