Minas Gerais F.C. do Brás – Capital (SP)

Quem procura… Acha”! Esse dito popular se encaixa perfeitamente na busca incansável do amigo, compositor, poeta e pesquisador Toninho Sereno. Contando com a colaboração do Sr. Nelson Costa que cedeu uma carteirinha do Minas Gerais Futebol Clube, do Bairro do Brás, na capital paulistana.

 O clube foi fundado no dia 3 de Maio de 1910, utilizava camisas com listras brancas e vermelhas, calção e meias brancas. Atualmente se encontra extinto. 

O nome da equipe foi uma homenagem ao encouraçado Minas Gerais, orgulho da marinha brasileira no início do século XX. 

O Minas Gerais F.C. participou dez vezes da elite do Campeonato Paulista (1914, 1915, 1916, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925 e 1926), mas apenas oito delas com este nome.

A partir de 1924 trocou o nome para Braz Athletic Club, e em 1925… Outra mudança: Auto Sport Club. Dois anos depois (1927) fundiu-se ao Clube Athletico Audax gerando o Esporte Clube Americano que ficou mais conhecido como Auto-Audax.

 

 Imagem: Nelson Costa

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sergio Mello

Sou jornalista, trabalho no Jornal dos Sports (atual ‘RJ Sports’), aqui no Rio de Janeiro/RJ, desde 2005. Anteriormente, trabalhei na Rádio Record e Jornal O Fluminense, de Niterói. No jornal já fiz o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Atualmente, tenho cerca de 3 mil matérias assinadas, e cubro o Flamengo e ainda faço a página dos pequenos. Também sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *