G.D.M. Luso Brasileiro do Bom Retiro – Capital (SP): Fundado em 1900

O Grupo Dramático e Musical Luso Brasileiro do Bom Retiro é uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). A sua Sede (foto abaixo) fica localizada na Rua da Graça, nº 608 (antigo nº 144) – no Bairro do Bom Retiro, na Zona Centro da capital paulistana.

Após uma reunião na Rua Mamoré, s/n, no bairro do Bom Retiro, foi fundado no domingo, do dia 13 de maio de 1900, por um grupo de desportistas: Agostinho Teixeira, José Martin Adão, Francisco Pereira da Silva, José Ramalho e Delfim Pereira da Silva.

Um mês e quatro dias depois (17 de junho de 1900), ocorreu Assembleia Geral, com a presença de 27 pessoas, que definiu a 1ª Diretoria da agremiação, constituída pelos seguintes membros:

Presidente – Delfim Pereira da Silva;

Vice-presidente – Antônio José Abranches;

1º Secretário – José Pereira dos Santos;

1º Tesoureiro – Francisco Pereira da Silva;

2º Tesoureiro – Mario Estrella da Gama Machado;

Fiscais – José Pereira Ramalho e Avelino Machado.

A sua 1ª Sede (provisória) ficava na Rua Capitão Matarazzo, nº 92, no bairro do Bom Retiro. Sete anos depois, o clube adquiriu o terreno na Rua da Graça, nº 144, no Bairro do Bom Retiro, onde construiu a sua sede própria até os dias atuais.

O futebol começou a ganhar espaço a partir de 1917, quando formou o seu primeiro time. Três anos depois, foi criada a Seção de Educação Física. Entre o final da década de 20 a meados de 30, se aventurou nas competições futebolísticas.

Em 1929, disputou o Campeonato Paulista da 4ª Divisão, organizado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos), que contou com a participação de 11 clubes.

Em 1930 e 1933, participou do Campeonato Paulista da 3ª Divisão, organizado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos), que contou com a participação de 12 e 11 clubes respectivamente.

Por fim, em 1934, esteve presente no Campeonato Paulista da 2ª Divisão, organizado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos), que contou com a participação de 15 equipes.

FOTO: Google Maps (2010)

FONTES: Rsssf Brasil – Clubes e Sociedades dos Trabalhadores do Bom Retiro: organização, Lutas e Lazer em um bairro Paulistano (1915-1924), de Uassyr de Siqueira.

3 pensou em “G.D.M. Luso Brasileiro do Bom Retiro – Capital (SP): Fundado em 1900

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Bom dia Uassyr,
    Interessante o teu trabalho!
    Agreguei alguns tópicos e dei os devidos créditos!
    Obrigado pela colaboração!
    Forte abraço!

  2. Uassyr de Siqueira

    Boa tarde, um dos capítulos da minha dissertação de mestrado é sobre o GDM Luso-Brasileiro. Nesse trabalho cito documentos do clube, os quais pesquisei na própria sede da associação. É possível baixar meu trabalho no acervo de teses da Unicamp. Título: Clubes e Sociedades dos Trabalhadores do Bom Retiro.

  3. Luiz Cordovani Filho

    Onde encontrar documentos e fotos do clube luso brasileiro do Bom Retiro fundado em 13/05 de 1900.?
    Meu avô foi um dos fundadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *