Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro – Flores da Cunha (RS)

 
O Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro é uma agremiação do município de Flores da Cunha (RS). Um dos mais tradicionais clube da cidade, o Cruzeiro foi Fundado no dia 6 de Janeiro de 1930, como Esporte Clube Cruzeiro.
O pontapé inicial foi dado por um grupo de voluntários, formado por Bortolo Cecconello, José Toigo, Antonio Marini, Vitório Toigo e Bortolin Boff. O primeiro campo de futebol localizava-se num terreno cedido por José Toigo, onde hoje está situada a Fábrica de Móveis Toigo.
Segundo a moradora Agnese Sandi, o local era um potreiro e os jogos aconteciam junto às pastagens dos animais. Já o segundo campo de futebol do Clube Cruzeiro foi construído ao lado da igreja atual, por volta da década de 1940.
Próximo ao campo estava localizada uma bodega onde os sócios do Cruzeiro costumavam se reunir. Como esta época o Clube não possuía sede, os encontros e reuniões ocorriam neste local, que pertencia a Mitra e abrigava ainda uma escola.
Em 1° de Janeiro de 1966, a entidade foi registrada oficialmente pelo então presidente Ivo Cecconello, sob o nome de Sociedade Cultural Esportiva Cruzeiro, com a finalidade de arrecadar fundos.
Nessa época, mais precisamente em 1969, o clube adquiriu um terreno para a construção do seu estádio atual. Segundo moradores “foi feita uma convocação para que todos os sócios fossem plantar a grama no campo e a comunidade participou em peso.
Em 1969 o Estádio foi inaugurado com o nome de Nelson Gonçalves em homenagem ao presidente da construtora Pinheiro S.A, que na época realizou gratuitamente a terra- planagem do estádio, anos depois o nome do Estádio foi mudado para CER Cruzeiro.
Começou ali o processo para a construção da sede própria do clube. A antiga sede onde os sócios se reuniam foi permutada com a Mitra e no lugar da antiga sede o clube construiu a atual.
No ano de 1975, funda-se oficialmente o departamento feminino pelas sócias Salete Cecconello, Beatriz Ceconello e Vilma Marini. Esse departamento está em vigor até hoje.
Em 1980 a entidade oficializou seu nome como Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro. Nessa fase foram estabelecidos os estatutos e criados os departamentos perante uma assembléia extraordinária, onde o presidente da época era o Sr. Orildo Colloda. 
Nesta época  é fundada a parte  social e esportiva, como os jogos da primavera, evento que procura reunir até hoje todos os sócios do clube.
 
 
Colaborou: Douglas Marcelo Rambor
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *