Botafogo Futebol Clube – Santo Cristo (RS)

 

O Botafogo Futebol Clube é uma agremiação do Município de Santo Cristo (RS). O Clube, que foi Fundado no dia 30 de Outubro de 1950, é um dos pioneiros da Região da Grande Santa Rosa.

Sempre se destacou em competições regionais e no final do século passado, conquistando vários e seguidos campeonatos municipais (os chamados Campeonatos de Potreiros).

A inauguração do Estádio da Baixada, que é de propriedade do Botafogo, foi um marco do futebol. Já teve iluminação e também tinha em sua estrutura uma arquibancada coberta com vestiários para as duas equipes, mas que com o passar do tempo se degradou e sucumbiu.

Entre seus fundadores constam os Irmãos Banderó Francisco Carlos, José João, Paulo e Vilmar Cláudio (quem iniciou o movimento). Também o Jarbas Mantovani, Ari Juver e Zeno Juver.

 Seu principal rival foi o Juventus Atlético Clube de Santa Rosa. Também teve partidas memoráveis como o Tupi de Crissiumal, onde houve uma briga generalizada e teve até mesmo jogador do Tupi sendo pego a laço pelo Sr Walter Gallas ao tentar fugir do Estádio indo em direção à saída da cidade rumo a Santa Rosa.

 

Colaborou: Douglas Marcelo Rambor

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *