Macaé Futebol Clube – Macaé (RJ)

O Macaé Futebol Clube é uma agremiação tradicional da cidade de Macaé, no Norte Fluminense (RJ). A equipe Alvirrubra foi Fundada no dia 15 de Setembro de 1914, e vive um momento especial: resgatar a sua história junto ao povo macaense.

Apesar das dificuldades encontradas pelo futebol amador, os dirigentes do tradicional Macaé Futebol Clube (MFC) não perderam o sonho de reerguer o clube, que daqui a três meses comemorará 98 anos.

O futebol é uma verdadeira paixão nacional. Um esporte barato, fácil de ser praticado, exercido por pessoas de todas as idades, um instrumento de interação social que atinge todas as classes.

Com essas premissas, o futebol está presente em todo território brasileiro em pequenos grupos, bairros carentes, na vida de homens e mulheres. Com tanta popularidade, o futebol amador veio para proporcionar o lazer e divertimento em várias comunidades.

Entretanto, essa modalidade enfrenta diversas dificuldades: a falta de apoio do poder público, a desvalorização da própria população, a má situação dos campos de várzea, a falta de patrocínio, entre outras.

Em Macaé esse amor pelo esporte não é diferente. Em setembro de 1942 foi criada a Liga Macaense de Desportos. Hoje, a Liga conta com 10 times: Macaé Futebol Clube, CEPE, AMFE, Nova Geração, Atlântico do Futuro, Unidos de Amoeira, Córrego do Ouro, Cajueiros, Independente e o Selefogo.

Dentre essas equipes, destaca-se o mais antigo e tradicional: o Macaé Futebol Clube, que já virou uma entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 1.364 de 07 de dezembro de 1951.

Assim como grande parte dos times amadores do Brasil, o MFC luta para ultrapassar vários obstáculos. Os atuais dirigentes do clube encontram dificuldades para resgatar a história do mais antigo clube da cidade.

Presidente Pantera

“Em 2014 o clube completa cem anos e não temos quase nenhum registro. Já se passaram prefeitos e deputados e não temos praticamente nada, apenas um livro com registros de atas a partir de 1987. É uma pena. Parte da história está perdida”, ressaltou o presidente do Macaé F.C., Jorge Luiz Gaspar, conhecido por ‘Pantera’.

O dirigente revelou que a atual diretoria, assumiu o comando, por amor ao futebol assumiram a responsabilidade de recuperar essa parte da história do esporte amador macaense.

“Pegamos um clube falido. Mas formamos uma diretoria que realmente gosta do futebol e quer se dedicar a levar o nome da cidade através desse clube”, disse o presidente.

De acordo com Pantera, por ser uma Utilidade Púbica Estadual, a diretoria busca outra honraria ao MFC. “Agora queremos que o clube seja reconhecido como Utilidade Pública Municipal. Já buscamos o apoio do presidente da câmara, Paulo Antunes, e estamos confiantes”, explica.

O presidente recorda que vários nomes importantes já passaram pela direção do clube. Segundo ele, uns fizeram menos, outros fizeram mais. Mas Pantera destaca dois nomes que jamais podem ser esquecidos. “Tivemos pessoas que se dedicaram ao MFC sem querer nada em troca, como Messias Vilela, que deu a vida pelo time e Osmar Sandemberg, um apaixonado pelo futebol amador”, ressalta.

Pantera e toda a diretoria do MFC querem mobilizar e sensibilizar os macaenses para a importância de um clube com tamanha tradição. Eles contam com o apoio da população para ajudar a montar a história do time. Antigos dirigentes, jogadores e torcedores, que um dia já fizeram parte dessa história e possuem algum tipo de registro como atas e fotos, podem ajudar a construí-la. Com a união e colaboração de todos, o futebol amador de Macaé só tende a ganhar.

Fonte: Ururau

 Foto: O Debate de Macaé

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Macaé Futebol Clube – Macaé (RJ)

  1. Cláudio Moacir Braga Machado

    VOCÊ SABIA DISSO? O MACAÉ FUTEBOL CLUBE É VERMELHO E BRANCO E ACABA DE SER CAMPEÃO MACAENSE DE SUB 16.

    O Macaé Futebol Clube , mais conhecido como MEC pelos antigos amantes do futebol macaense e região, é centenario e UNICO.

    O Macaé Futebol Clube é um time de futebol amador da cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. Fundado em 1914, o clube vive um momento de reativação, apesar das dificuldades encontradas pelo futebol amador no Brasil.

    O MFC enfrenta desafios como a falta de apoio do poder público, a desvalorização da própria população e alguma dificuldade em conseguir patrocínio à altura da história e do nome que representa.

    Apesar disso, os dirigentes do clube não perderam o sonho de reerguer o MFC.

    O clube está trabalhando para resgatar a sua história junto ao povo macaense.

    No entanto, o clube não possui quase nenhum registro de sua história anterior a 1987. Seu último título foi campeão macaense amador de juniores em 1986.

    A atual diretoria do MFC, que assumiu o comando em 2023, está decidida em recuperar parte da história do clube e do município. Para isso, está mobilizando a população de Macaé para que antigos e novos dirigentes, jogadores e torcedores contribuam com registros como atas e fotos.

    O presidente do clube, Danilo Funk, ressaltou a importância de preservar a história do MFC. Ele também destacou que nomes importantes já passaram pelo clube, como Messias Vilela, Osmar Luis Sandemberg, Pantera e muitos jogadores de nome na cidade e região.

    A diretoria do MFC também busca o reconhecimento do clube como Utilidade Pública Municipal. A proposta já foi apresentada ao presidente da Câmara Municipal.

    Com a união e colaboração de todos, o MFC espera construir uma história ainda mais rica e digna de um clube centenário.

    RENASCER É VIVER O PASSADO CRIANDO NOVA VIDA NO FUTURO

    O Macaé Futebol Clube é um time de futebol amador fundado em 1914.
    O clube vive um momento de reativação, apesar das dificuldades encontradas pelo futebol amador no Brasil.
    Os dirigentes do MFC estão trabalhando para resgatar a história do clube e promover o futebol amador em Macaé.
    O clube não possui quase nenhum registro de sua história anterior a 1987 e necessita que sejam apresentados alguns fatos históricos por simpatizantes, ex-diretores e adeptos.
    A atual diretoria do MFC está mobilizando a população para recuperar essa parte da história.
    O presidente do clube, Danilo Funk, ressaltou a importância de preservar a história do MFC.
    A diretoria do MFC também busca o reconhecimento do clube como Utilidade Pública Municipal.
    ****************

  2. Auriel de Almeida

    Caros Sérgio e Ielo,

    O Americano de Macaé é idêntico em escudo e uniforme ao Americano de Campos (naturalmente, o escudo “simples”, sem a borda extra e estrelas vermelhas em volta).

    abs,

  3. Sergio Mello Autor do post

    Olá Ielo, boa tarde.

    Desses times só resta eu encontrar a A.A. Portuguesa. Sei que existia dois times com o mesmo nome: um de Macaé e outro de São João da Barra, que na época era um Distrito de Campos.
    Mas é complicado esse pessal dee Macaé!
    Vc fala com um… Esse te passa para outro… E nunca tem fim! Infelizmente, não há uma conscientização de se preservar o passado.
    Vc vê o caso do Macaé F.C. só agora que eles estão tentando reerguer o clube! Talvez o mais antigo de Macaé! Se eles tivessem se mobilizado antes, o Macaé FC poderia estar hoje no lugar do Serra Macaense disputando a Segundona do Rio.
    Mas apesar dos obstaculos eu vou encontrar a A.A. Portuguesa e outras equipes.
    Aliás, eu tenho uma desconfiança de já ter encontrado essa Portuguesa, pois achei um escudo de campos no estilo de escudo lusitano, mas preciso ter provas!

    Um grande abraço

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Apenas para complementação:

    Os participantes do campeonato fluminense, do antigo estado do Rio, do Municipio de Macaé foram:
    (segundo meus registros)

    Ypiranga Futebol Clube em 1941, 1942, 1943 e 1944 (escudo semelhante ao Fla-Rio)
    Associação Atlética Portuguesa em 1945 (escudo desconhecido)
    Quissamã em 1949, Quissamã pertencia a Macaé (escudo conhecido do Quissamã FC)
    Americano Futebol Clube em 1950, o clube ainda existe (escudo desconhecido)
    Fluminense Futebol Clube em 1951 (escudo idêntico ao Flu-Rio)

    A Seleção de Macaé foi campeã fluminense em 1964 e 1965.

    Não há registro da participação do Macaé Futebol Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *