O Atlético Mineiro Futebol Clube é uma agremiação do Município de Minas do Leão (RS). O clube foi Fundado em julho de 1950, numa fusão do Itaúna Futebol Clube e do DACM Futebol.
Ao longo de três décadas, entre o início dos anos 50 e meados dos anos 70, a companhia estatal incentivou o Atlético Mineiro FC, mantendo a prática de contratar bons jogadores para compor o time e trabalhar na mineração. Esses operários mantinham alguns privilégios, como o de trabalhar unicamente na superfície, em atividades menos exaustivas e penosas, e o de serem liberados para os treinos, preparação física e jogos. Também recebiam diárias para as viagens em que disputavam campeonatos.
No município Leão do Minas, de cerca de 8 mil habitantes, uma das principais conquistas do Atlético Mineiro FC, como clube amador, inscrito na Federação Gaúcha de Futebol, foi o título de “Campeão do Centenário” do município de São Jerônimo, vencendo outras nove equipes ligadas às minas, no início dos anos 60. Depois, o time ainda seria ainda vice-campeão estadual de amadores por dois anos consecutivos. As proezas do time continuariam ainda nos anos 70.
Colaborou: Douglas Marcelo Rambor