AGREMIAÇÕES DA REGIÃO DO TATUAPÉ – PARTE 30 – CRUZEIRO DO SUL FUTEBOL CLUBE DO TATUAPÉ

CRUZEIRO DO SUL FC
CRUZEIRO DO SUL FC

Fundado em 2 de abril de 1951.

Foram seus fundadores: Raul Vieira Órfão, Anibal Pereira Gomes, Osvaldo Ferreira da Costa (Vado), José Antonio (Zé Vidreiro), este já falecido, e Geraldo de Abreu (Careca).

Os garotos do Tatuapé, nas décadas de 40 e 50, costumavam se identificar com as turmas de suas vilas ou ruas. Pois bem, duas turmas ou troças (como também eram conhecidas), uma da Rua do Ouro (atual Estevão Pernet), conhecida como turma de cima, e outra da Rua Platina, a turma de baixo, mantinham grande rivalidade entre si. Qualquer coisa ou ação era motivo para tremendas brigas entre os elementos de cada lado. Em determinado momento, prevalescendo o bom senso, pacificaram-se os ânimos e as duas turmas se uniram. Resultou disso a formação de um novo clube do bairro. Seu nome seria Estrela Azul, mas pelo fato de o primeiro uniforme conseguido ter bordado na camisa do goleiro uma estrela e o nome Cruzeiro do Sul FC, este passou a ser o escolhido.

Mesmo não tendo campo e jogando sempre em locais adversários, o elenco conseguiu em 1985 uma série de 58 partidas invictas. Façanha difícil quando se aquilata a extraordinária qualidade dos times da várzea da região.

De 1971 em diante, em terreno primeiramente locado e depois adquirido na Rua Visconde de Itaboraí, diretores e associados conseguiram aos poucos construir sua magnífica sede própria. Hoje ela conta com secretaria, vestiários, salão de festas com respectiva cozinha, sala de jogos e de troféus, quadra de bocha e lanchonete. O Cruzeiro promove festas da primavera, do chope e outras.

Assim se compõe sua atual diretoria: presidente – Luiz Auruchio; vice-presidente – José Orlando Jr; 1º secretário – Mineo Morita; 1º tesoureiro – Carlos Aurichio; 2º tesoureiro – Walter Angelo; diretores de patrimônio – Roberto Jamelli, Antonio Magrini e Oswaldo Orlando; diretor de esporte – Gino Pecoriello; diretores de futebol de veteranos – Jaime de Andrade, Paulo Roberto Sales e José Campos Cerejo; diretores de futebol extra – Rubens Taveira e Roberto Lacorte Junior; diretores sociais – Mário Eugênio Mandrozato e Salvador Vendramel; diretores do departamento de bocha – Wilson Caballero e Mário Camizotti.

Fonte: Gazeta do Tatuapé

Escudo: meu arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *