S.C. Novo Hamburgo – Novo Hamburgo (RS)

 

Escudo de 1932

O Sport Club Novo Hamburgo (Atual Esporte Clube Novo Hamburgo) é uma agremiação da cidade de Novo Hamburgo (RS). O Nóia (alcunha do time) foi Fundado no dia 1º de Maio de 1911, em uma festa que o empresário Pedro Adams Filho ofereceu a seus funcionários, em comemoração ao dia do trabalho.

Esta data foi comemorada com um churrasco e uma partida de futebol que incentivou os funcionários da empresa (Manoel Lopes Mattos, João Scherer, Aloys Hauschild, Manoel Outeiro, João Tamujo e Adão Steigleder) a criarem o clube, chamado inicialmente de Adams Futebol Clube.

A primeira diretoria do clube ficou assim estabelecida:

Presidente: Manoel Lopes Mattos

Vice-presidente e Orador: Manoel Outeiro

Primeiro secretário: Pedro Luiz Silva

Segundo secretário: Alfredo Diefenbach

Primeiro tesoureiro: Alberto Adams

Segundo tesoureiro: Ernesto Von der Heyde

Primeiro fiscal: Felipe Heberle

Segundo fiscal: Alfredo Friedrich

Capitão: Luiz Schaefer

Guarda-esporte: Adão Steigleder.

O primeiro jogo da história do Novo Hamburgo foi contra a equipe do Nacional, de São Leopoldo. Na ocasião, o Anilado acabou derrotado por 3 a 0.

Em 1944, já no final da Segunda Guerra Mundial, em função da perseguição do governo Getúlio Vargas com a Campanha de nacionalização, o clube mudou seu nome para Esporte Clube Floriano. Durante um curto período, a própria cidade de Novo Hamburgo passou a chamar-se Marechal Floriano Peixoto. O clube, por decisão de seu conselho deliberativo, voltou à denominação original somente no ano de 1968.

Quando o assunto são títulos, o Novo Hamburgo tem muita história para contar. Afinal, já faturou Sete vezes o Campeonato do Interior Gaúcho: 1942, 1947, 1949, 1950, 1952 (todos esses títulos com o nome de: EC Floriano), 1972 e 1980. Dois canecos do Campeonato Gaúcho da Série B: 1996 e 2000; uma Copa FGF: 2005; uma Copa Emídio Perondi: 2005; um Campeonato Citadino de Porto Alegre: 1937 (EC Floriano), entre outros.

Distintivo atual

Atualmente, acompanhando os novos tempos, o Esporte Clube Novo Hamburgo vive um momento de reestruturação e fortalecimento. Após a venda de seu atual estádio, o Santa Rosa, o clube transferiu-se para sua nova casa, o Estádio do Vale, construído no bairro Liberdade, em Novo Hamburgo, e que se ampliará ao longo dos anos, conforme planejamento do clube.

 

Fontes: Douglas Marcelo Rambor / Site do EC Novo Hamburgo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *