O Piracaia Futebol Clube é uma agremiação do município de Piracaia (SP). A sua Sede está localizada na Rua Sebastião Mathias, nº 461-493, no Centro de Piracaia (SP). Após muitas reuniões destes rapazes, em que participavam o Eduardo, o Silvininho; o Agripino Herdade; os filhos do fazendeiro Doca Ferreira; os irmãos Afonso e Chico de Marco; e outros esportistas, foi Fundado no dia 13 de Junho de 1913, “União Athletica Piracaiense”.
Porém, na reunião seguinte alteraram o nome para Piracaia Futebol Clube (PFC). As cores dos uniformes do Piracaia foram escolhidas por todos, “Vermelho e Branco“.
O terreno doado pelo Sr. Agripino Herdade (que é o nome do estádio com capacidade para 5 mil pessoas). Teve vários presidentes e o atual é o Sr. Luciano Guimarães Mendes, e todos trabalharam e trabalham pelo time e seu estádio.
Para a inauguração do campo, uma comissão foi a Atibaia para convidar o São João Futebol Clube, que gentilmente aceitou realizar a peleja. O primeiro jogo da história do Piracaia FC em seu campo terminou empatado em 2 a 2.
Jogos sensacionais entre Piracaia x Bragança
O 1º registro de uma partida de futebol entre Bragança contra Piracaia aconteceu no domingo, do dia 17 de junho de 1917. Naquele dia o PFC esteve em Bragança para enfrentar o Bragança Futebol Clube no Lavapés, porém o resultado do jogo não foi divulgado e se perdeu na história.
Já no domingo, do dia 28 de setembro de 1919, o Piracaia FC retornava a Bragança a fim de disputar duas medalhas de ouro contra o Bragança FC com sua equipe principal e secundária, porém foi o alvinegro bragantino que ficou de posse das duas medalhas ao vencer o time rubro no ground do Lavapés por 3 a 0, na preliminar e no jogo principal goleando o PFC por 6 a 1.
Outro jogo sensacional descrito pela imprensa bragantina da época foi realizado no domingo, do dia 29 de julho de 1923, entre o São José FC contra o Piracaia FC. No ground do Taboão, o choque entre rubros terminou com vitória do São José por 4 a 0.
O Piracaia FC foi um dos primeiros adversários do Gymne Clube e o primeiro registro de jogos da AA América em jornais locais foi contra o PFC no domingo, do dia 1º de dezembro de 1929, na cidade de Piracaia, que terminou empatado em 1 a 1.
O Extra do CA Bragantino enfrentou o Piracaia FC no domingo, do dia 10 de maio de 1931, no Lavapés e goleou por 5 a 0 seu adversário.
Na inauguração do Estádio das Pedras no domingo, do dia 23 de julho de 1933, o Piracaia FC com sua equipe principal enfrentou o segundão do Massa Bruta na preliminar de Bragantino x Palestra Itália, sendo derrotado por 2 a 1.
Outros importantes jogos realizou o Piracaia FC em Bragança, seja no campo da Biquinha, no Matadouro ou no Estádio das Pedras; porém nenhum deles como os que aconteceram na década de 40.
Surge o Fantasma da Bragantina
Pela 1ª vez na história, Bragantino e Piracaia mediram forças com suas equipes principais num jogo amistoso realizado em Bragança no sábado, do dia 13 de janeiro de 1940.
Os jornais destacavam que o Piracaia FC por suas incontestáveis vitórias na Zona Bragantina, surgia como um forte oponente ao Massa Bruta. No primeiro tempo o alvinegro fez um 1 a 0 através de Júlio, mas logo no início da etapa complementar, Sacy empatou para o rubro. Uma falha do guardião piracaiense, decretou a derrota do seu time por 2 a 1.
No domingo, do dia 10 de novembro de 1946, o Piracaia FC recebia em seu estádio a visita do Bragança FC. Vinte e nove anos depois do 1º jogo entre ambos, o alvinegro após seu retorno ao futebol em 1943 voltava a Piracaia, afim de medir forças naquele que era o mais antigo clássico da região e novamente o Bragança FC venceu seu rival por goleada: 4 a 1.
Campeão Invicto do setor 7
O Massa Bruta disputou em 1948 o Campeonato Amador do Estado e integrou o setor 7 juntamente com os rivais AA Cetebê, atual GE Atibaiense e São João FC de Atibaia, Piracaia FC, AA Socorrense e União AC de Socorro.
O título do setor ficou em poder do Fantasma da Bragantina, alcunha do Piracaia FC, que venceu espetacularmente o Leão no Estádio das Pedras, por 4 a 1, e foi campeão invicto; o Bragantino ficou com o vice-campeonato. O título máximo foi conquistado pelo São Paulo FC de Araraquara.
Na Zona 2 do setor 8 do Campeonato Amador do Estado de 1955, o Fantasma da Bragantina ficou com o vice-campeonato, derrotando por goleada o Ferroviários AC que foi o grande campeão por 6 a 3 no domingo, do dia 11 de setembro na cidade de Piracaia.
Domínio FC Campeão Bragantino de Futebol
A Liga Bragantina de Futebol promoveu seu campeonato de futebol de 1962 com a participação de sete equipes: Ferroviários AC, Legionário EC, São Lourenço EC, Amadores do CA Bragantino, Pinhalzinho FC, Tuiuti FC e Domínio FC de Piracaia.
O time piracaiense foi o grande campeão. O esquadrão do técnico Mario Canhoto tinha em suas fileiras craques do quilate de Vicentão, Cobrinha, Nini, Airton, Pinga Fogo, Renato, Pico, Zinho, Zé Pipoca, Eduardo, Jair Léo, Wando, Mario, Danilo; entre outros.
Quase centenário
Na “casa” do Fantasma muitas outras conquistas com certeza fazem parte do rico acervo de troféus do PFC e de sua quase centenária história. Fica aqui uma homenagem ao Piracaia FC e a sua gente que não mede esforços para manter vivo o orgulho de uma cidade no esporte. Que o futebol piracaiense possa revelar craques como Oscarzinho, Cabão, Tobias, Marcelinho, entre outros.
Cem anos de glórias
A atual Diretoria do Piracaia Futebol Clube está animada com os preparativos para a festa de 100 anos de um dos times mais antigos da região. Em 13 de junho de 2013 o Piracaia comemorará seu centenário com um PROGRAMA DE ATIVIDADES cheio e promete alegrar a todos, desde mulheres, crianças até aos idosos, apaixonados ou não pelo clube, mas com certeza, todos pela CIDADE. Até lá, um sem número de ações que deixará qualquer um motivado a prestigiar esse grande empreendimento.
O clube recebeu a reportagem do Jornal Pioneiro em sua sede, numa sala rodeada de quadros com seus grandes ídolos, documentos e fotos da formação do Clube em vários momentos de sua história.
Entre eles a equipe de 1948, considerado o melhor time do Piracaia de todos os tempos, campeão paulista do Setor 7 da Federação Paulista de Futebol, quando se tornou conhecido como “O Fantasma da Bragantina”.
Atualmente a Diretoria vem deixando cada ano, o campo mais bonito. O Piracaia F.C. sempre conseguiu montar excelentes equipes. Um bom exemplo, aconteceu em 1948, quando foi campeão regional. Devido a bela campanha o time ganhou o apelido que permanece até os dias de hoje: ‘O Fantasma da Bragantina’.
FONTES: Piracaia tem história comunidades – Piracaia.com
Marcelo, a minha sugestão é você entrar em contato com o clube pelo Facebook:
https://www.facebook.com/PiracaiaFC/?locale=pt_BR
Forte abraço!
Olá! Onde consigo uma camisa do Piracaia? Sou sobrinho neto do Agripino Herdade e gostaria de ter uma lembrança do clube!
André faz o seguinte: no espaço onde vc escreve o texto de busca no Google Maps, faz o seguinte… Escreve o futebol ou clube, e mais o nome da cidade. Aí aparecerão as opções e vc vê qual delas possui imagem.
Faça isso e depois me conta os resultados, ok?
Abraços
Sinceramente, nao consigo encontrar nada de interessante no Google Maps. Talvez esteja pesquisando errado.
Mas quanto aos clubes, vou continuar na luta ate conseguir algo.
Sobre esses dois ainda não encontrei. Talvez no Google Maps seja possível achá-los.
Abs.
boa, sergio.
em piracaia, alem deste, existem ainda:
-esporte clube corinthians do vila nova
– esporte clube santos reis