AGREMIAÇÕES DA REGIÃO DO TATUAPÉ – PARTE 9 – GRÊMIO DESPORTIVO RECREATIVO SETE DE SETEMBRO DA ÁGUA RASA

 

GRÊMIO DESPORTIVO RECREATIVO SETE DE SETEMBRO
GRÊMIO DESPORTIVO RECREATIVO SETE DE SETEMBRO

 

Um dos muitos esquadrões montados pelo GDR Sete de Setembro na década de 40

Nos idos de 1931, era diretor do Esporte Clube Regente Feijó o senhor Sebastião Ferreira. A sede do clube, na época, situava-se em imóvel alugado na Avenida Regente Feijó com a Rua Água Rasa. Em determinada reunião, o senhor Sebastião informou aos seus colegas de diretoria que estava construindo um prédio na mesma avenida, esquina com a Rua Teófilo Dias. Este teria dois andares, sendo seu piso superior dotado de salão de festas e respectivo palco, secretaria, vestiários e banheiros. Propôs a seus pares a mudança do clube para as novas instalações. Cobraria o mesmo valor de aluguel pago no prédio anterior, isentando por três meses o clube do pagamento. Alguns membros da diretoria que de início haviam concordado com a proposta recuaram posteriormente, não admitindo abandonar a primeira sede. Em face disso, 10 diretores demitiram-se, criando uma agremiação alternativa e ocupando as instalações da sede prometida. A data da primeira reunião, 7 de setembro de 1931, dava a eles a idéia para a designação do nome do clube: Grêmio Esportivo Dramático e Recreativo 7 de Setembro. Junto com o grupo dissidente vieram também os elementos que participavam do grupo cênico da outra entidade. Esse fato deu à agremiação recém-fundada a possibilidade de realizar magníficos finais de semana com a promoção de lindas peças teatrais e concorridos bailes.

O grupo de idealistas, responsável pela fundação do 7 de Setembro assim estava constituído: Antonio Lopes Raposo, Manoel Lopes Raposo, Sebastião Ferreira, Miguel Bersani, José Balbino Rodrigues da Silva, José Gattis, Izidro da Costa, João Reis de Almeida, Antonio Augusto e Arthur Lino Casemiro. Sendo sua primeira diretoria: presidente – Antonio Lopes Raposo; vice-presidente – José Antonio Suzano; secretário geral – José Balbino Rodrigues da Silva; 1º secretário – João Reis de Almeida; 2º secretário – Manoel Lopes Raposo; 1º tesoureiro – Miguel Bersani e 2º tesoureiro – Izidro da Costa.

A primeira partida de futebol da nova equipe só viria a ser realizada em 10 de abril de 1932. Bonde Futebol Clube seria o primeiro adversário e o empate de 1×1, o resultado. Pouco tempo depois o 7 de Setembro sagrava-se campeão do Torneio do Jornal “O Dia” e bi-campeão de futebol varzeano de 1941/42 da Liga Duque de Caxias. O torneio da mesma liga dos anos 1945/46 tornaria a dar ao 7 de Setembro um novo bi-campeonato. Esses e outros eventos prenunciavam a gloriosa trajetória do tricolor da Água Rasa (preto, branco e vermelho são as cores de seu uniforme), evidenciada incontestavelmente pelas centenas de troféus constantes do seu rico acervo. As fotos contidas em suas dezenas de álbuns e ciosamente guardadas pelo senhor Oswaldo, seu administrador, dão uma pequena idéia da grandiosidade do passado desta agremiação, orgulho da Zona Leste.

Como ocorria com quase todos os clubes varzeanos da época, o 7 de Setembro também teve um modesto início. No entanto, a partir de 1952, administrado por grandes diretores, o clube começou a investir na compra de terrenos e na ininterrupta construção de suas instalações, resultando na sua imponente praça poliesportiva atual. Resultado: uma das mais imponentes praças esportivas de clubes amadores da Capital, compreendendo campo de futebol oficial com iluminação, arquibancadas, vestiários e lanchonete, dois ginásios de esportes, portaria, salão de festas, piscinas, academia de ginástica, sala de futebol de mesa, secretaria, sala de diretoria, quadra de bochas e três lanchonetes. Nessas instalações os 2 mil associados podem praticar os seguintes esportes: vôlei, futebol de campo, basquete, futebol de salão, hidroginástica, ginástica e musculação. Diversas festas são realizadas: festas juninas, festa italiana e duas festas do chope e da pizza, além de chás beneficentes por diversas entidades. Todos os anos é realizada gradiosa festa por ocasião do aniversário do clube. A ela sempre comparece o senhor Laudo Natel, ex-governador de São Paulo.

São responsáveis pelo destino do clube atualmente o presidente Irineu Camanho e os diretores: Estevão Luiz Chipoche, Waldemar Brito, Nelson de Almeida, José Laroca, Claúdio Bertoletti, Dorival Martins, Rubens Pierri, Romeu Camanho e Rafael Hernandes. Preside seu Conselho Deliberativo, Rafael Francesco Caffatteni, tendo Moacir Proni como vice e Wilson Verdelli como secretário.

A sede do 7 de Setembro fica na Rua Bom Jesus, 707 – Água Rasa.

Fonte: Gazeta do Tatuapé

Escudo: meu acervo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *