Aos amigos pesquisadores, segue mais um clube que foi devidamente desenterrado, tanto na sua história quanto nos escudos. Essa descoberta só foi possível graças a duas pessoas: aos Pesquisadores e Historiadores, Douglas Marcelo Rambor e Cláudio Sérgio Engel.
O Tamandaré Atlético Clube foi uma agremiação da cidade de Cachoeira do Sul (RS). O Tamandaré AC participou do Campeonato Gaúcho (Zona da Serra) de 1934. A história do clube que está em posse de Cláudio Sérgio Engel, foi deixada pelo amigo Cléo Riccardi, ex-funcionário do Banrisul.
O Tamandaré AC, teria nascido nas barrancas do Rio Jacuí lá na sede do Grêmio Náutico Tamandaré, reunidos um punhado de amigos que gostavam de pescaria entre eles lembro-me de Delcassê Bastos, Mário e Carlos Gnhignatti, Edgar Amaro, Ten. Ben-hur, Humberto Atílio Guidugli, Rodopho Gonzalez e outros Fundaram no dia 03 de maio de 1928.
Em mais de 1000 times cachoeirenses fundados no século XX. Estreou perdendo por 4 a 0 para o Gaúcho dessa cidade no dia 13 de outubro de 1928. Seis times foram profissionais e o TAC iniciou no dia 10 de março de 1943. Já a sua última peleja aconteceu no dia 31 de agosto de 1944, onde perdera para o Guarany por 2 a 1. Jogando em toda sua história pequena de 24 anos de vida futebolística jogara apenas 216 partidas.
P.S.: Cláudio Sérgio Engel é um profundo conhecedor do futebol amador e profissional de Cachoeira do Sul. Nesse link: http://w3.ufsm.br/miscelanea/radar/print.php?type=N&item_id=78 é possível ouvir muitas histórias, no seu programa ‘Radar Esportivo’, na Rádio Universidade 800 AM de Santa Maria.
Foto: Douglas Marcelo Rambor
André… Mas estudar e trabalhar é importante! Teoria e pratica nessa fase é fundamental para entra no mercado de trabalho!
Um grande abraço
Mas já ficam contigo! Depois vc faz com calma!
Um grande abraço
Ielo, mais uma vez agradeço e ressalto que a importância de poder aumentar o número de pessoas. Sempre busco fazer laços com pessoas que pensam e gostam do mesmo que nós. Se um dia precisar de trinta linhas só para citar todos os colaboradores o farei com gosto.
Somar forças é o caminho para desvendarmos tantos times perdidos. Além disso, tenho o privilégio de aprender um pouco da história do futebol brasileiro.
Sobre a sua pergunta, o Cláudio ao citar o local, colocou o GN Tamandaré como referência. Pois como o amigo mesmo lembrou esse clube surgiu seis anos depois. Sobre o possível link entre o Tamandaré AC com o GN Tamandaré, certamente há, no mínimo, um leve parentesco. Rsrs
Ielo… Outra coisa. Só me diga um ‘Sim’ ou ‘não’: vc recebeu o meu e-mail?
Um grande abraço
Sergio e Douglas,
Parabens pelo artigo e pesquisa, extensivo ao historiador Cláudio Sérgio Engel, além do histórico, a publicação de mais uma raridade.
Complementando com a propria informação do Douglas:
– O Tamandaré AC, participou do campeonato gaucho, Zona da Serra em 1934.
Tenho como “2 de fevereiro de 1936” a data de fundação do Gremio Nautico Tamandaré, assim pode-se concluir que a fundação do Tamandaré AC ocorreu em 1928, no local aonde se encontra o “Nautico”, e este, seria oriundo do Tamandaré AC. Concordam?
Abs.
A todo vapor. De tantos trabalhos, tive que largar o emprego. Mas so assim para aprender.
Sem problemas meu intrépido André!
E a faculdade… Como anda? Está em qual período?
Abs.
me enganei, sergio. foi mal. rs
André… Em nenhum momento classifiquei o Cláudio Sérgio Engel como um ‘simples pesquisador’. Tanto é que no final da matéria deixei um ‘PS’ e um link mostrando um pouco do fantastico trabalho do Cláudio!
Leia a matéria toda AndrÉ! rs
Abs.
muito interessante, mesmo, sergio.
em tempo, o sergio engel, seu xará, nao so um simples pesquisador. segundo minha pesquisa, ele é dono de um dos maiores arquivos do futebol nacional, com datas de fundação de mais de 400 clubes, so de cachoeira do sul.