Tamandaré Atlético Clube – Cachoeira do Sul (RS), de 1928

 

Primeiro Escudo

 

Aos amigos pesquisadores, segue mais um clube que foi devidamente desenterrado, tanto na sua história quanto nos escudos. Essa descoberta só foi possível graças a duas pessoas: aos Pesquisadores e Historiadores, Douglas Marcelo Rambor e Cláudio Sérgio Engel.  

 O Tamandaré Atlético Clube foi uma agremiação da cidade de Cachoeira do Sul (RS). O Tamandaré AC participou do Campeonato Gaúcho (Zona da Serra) de 1934.  A história do clube que está em posse de Cláudio Sérgio Engel, foi deixada pelo amigo Cléo Riccardi, ex-funcionário do Banrisul.

O Tamandaré AC, teria nascido nas barrancas do Rio Jacuí lá na sede do Grêmio Náutico Tamandaré, reunidos um punhado de amigos que gostavam de pescaria entre eles lembro-me de Delcassê Bastos, Mário e Carlos Gnhignatti, Edgar Amaro, Ten. Ben-hur, Humberto Atílio Guidugli, Rodopho Gonzalez e outros Fundaram no dia 03 de maio de 1928.

Em mais de 1000 times cachoeirenses fundados no século XX.  Estreou perdendo por 4 a 0 para o Gaúcho dessa cidade no dia 13 de outubro de 1928. Seis times foram profissionais  e o TAC  iniciou no dia 10 de março de 1943. Já a sua última peleja aconteceu no dia 31 de agosto de 1944, onde perdera para o Guarany por 2 a 1. Jogando em toda sua história pequena de 24 anos de vida futebolística jogara apenas 216 partidas.

 

Último distintivo

P.S.: Cláudio Sérgio Engel é um profundo conhecedor do futebol amador e profissional de Cachoeira do Sul. Nesse link: http://w3.ufsm.br/miscelanea/radar/print.php?type=N&item_id=78 é possível ouvir muitas histórias, no seu programa ‘Radar Esportivo’, na Rádio Universidade 800 AM de Santa Maria.

 

Foto: Douglas Marcelo Rambor

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

9 pensou em “Tamandaré Atlético Clube – Cachoeira do Sul (RS), de 1928

  1. Sergio Mello Autor do post

    André… Mas estudar e trabalhar é importante! Teoria e pratica nessa fase é fundamental para entra no mercado de trabalho!
    Um grande abraço

  2. Sergio Mello Autor do post

    Ielo, mais uma vez agradeço e ressalto que a importância de poder aumentar o número de pessoas. Sempre busco fazer laços com pessoas que pensam e gostam do mesmo que nós. Se um dia precisar de trinta linhas só para citar todos os colaboradores o farei com gosto.
    Somar forças é o caminho para desvendarmos tantos times perdidos. Além disso, tenho o privilégio de aprender um pouco da história do futebol brasileiro.

    Sobre a sua pergunta, o Cláudio ao citar o local, colocou o GN Tamandaré como referência. Pois como o amigo mesmo lembrou esse clube surgiu seis anos depois. Sobre o possível link entre o Tamandaré AC com o GN Tamandaré, certamente há, no mínimo, um leve parentesco. Rsrs
    Ielo… Outra coisa. Só me diga um ‘Sim’ ou ‘não’: vc recebeu o meu e-mail?
    Um grande abraço

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Douglas,

    Parabens pelo artigo e pesquisa, extensivo ao historiador Cláudio Sérgio Engel, além do histórico, a publicação de mais uma raridade.

    Complementando com a propria informação do Douglas:

    – O Tamandaré AC, participou do campeonato gaucho, Zona da Serra em 1934.

    Tenho como “2 de fevereiro de 1936” a data de fundação do Gremio Nautico Tamandaré, assim pode-se concluir que a fundação do Tamandaré AC ocorreu em 1928, no local aonde se encontra o “Nautico”, e este, seria oriundo do Tamandaré AC. Concordam?

    Abs.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Sem problemas meu intrépido André!
    E a faculdade… Como anda? Está em qual período?
    Abs.

  5. Sergio Mello Autor do post

    André… Em nenhum momento classifiquei o Cláudio Sérgio Engel como um ‘simples pesquisador’. Tanto é que no final da matéria deixei um ‘PS’ e um link mostrando um pouco do fantastico trabalho do Cláudio!
    Leia a matéria toda AndrÉ! rs
    Abs.

  6. Andre Martins

    muito interessante, mesmo, sergio.

    em tempo, o sergio engel, seu xará, nao so um simples pesquisador. segundo minha pesquisa, ele é dono de um dos maiores arquivos do futebol nacional, com datas de fundação de mais de 400 clubes, so de cachoeira do sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *