Paduano E.C. completa 85 anos, vencendo o amistoso e, de quebra, a liderança do Carioca da Série C

Neste domingo, o Paduano Esporte Clube completou 85 anos de vida, com direito a vitória, homenagens. Fundado no dia 27 de maio de 1927, o clube fica no município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense do Rio (RJ).

O Paduano participou do Campeonato Estadual Fluminense em 1943, quando se classificou na fase inicial. Mas acabou eliminado na terceira fase pelo Goytacaz. Em 1944, chegou à quarta fase do Campeonato Fluminense ao ser eliminado pelo Americano Futebol Clube.

Após a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, o clube estreia apenas no Campeonato Estadual da Terceira Divisão de Profissionais em 1987, sagrando-se campeão e promovido à Segunda Divisão com o Esporte Clube Miguel Couto.

Em 1988, disputou a Segunda Divisão, ficando na 11ª posição no primeiro turno e em quinto no segundo turno, não se classificando para a fase final. Em 1989, fica na quinta colocação no primeiro turno e em 13º no segundo turno, não se qualificando para a fase final.

Em 1990, foi o primeiro colocado em sua chave na fase inicial, ficando em oitavo na final. Em 1991, os doze melhores colocados da Segunda Divisão do ano anterior, foram deslocados para o Grupo “B” da Primeira Divisão. Os dois melhores em cada turno subiriam para o “A”, composto pela elite, enquanto que deste cairiam dois para o “B” ao término também de cada turno. O Paduano ficou em 11º ao fim do primeiro turno e em quinto ao fim do segundo.

Em 1992, ainda no módulo “B”, o clube ficou em 12º ao fim do primeiro turno e na 11ª posição ao fim do segundo, sendo rebaixado para a Segunda Divisão, que na prática funcionava como uma Terceira.

Em 1993, se licencia das competições de âmbito profissional. Volta no ano seguinte na Segunda Divisão. Fica em quinto em sua chave na fase inicial e não se classifica para a seguinte, sendo eliminado.

Licencia-se novamente das competições profissionais. Entra em um período de longa inatividade que perdura bastante tempo. Em 2006, tenciona disputar a Terceira Divisão de Profissionais, mas desiste com a tabela já montada. Seus dirigentes planejaram a sua volta ao profissionalismo, através de uma parceria com a empresa Formação Sports, com a assinatura de um contrato por cinco anos.

Porém, várias irregularidades foram descobertas e a sociedade foi desfeita pelo presidente do clube, Marcos Tobias. Duas semanas após a rescisão contratual, a Formação Sports entrou na justiça contra o clube alegando ter dinheiro a receber. Entretanto, o juiz concedeu ganho de causa ao Paduano.

 

Em 2007, finalmente retorna às competições. Participa da Terceira Divisão, mas fica apenas em quinto na sua chave, não alcançando a seguinte, sendo logo eliminado.

Em 2008, se licencia novamente das competições profissionais promovidas pela FFERJ. Em 2009, tenciona participar do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores, promovido pela FFERJ, mas abandona a competição, não comparecendo à primeira partida contra o Olaria Atlético Clube. Em 2012, retornou à disputa do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro.

 

Escudo antigo

 

VITÓRIA NO DIA DE SEU 85º ANIVERSÁRIO

Na comemoração do seu 85º aniversário, o Paduano derrotou o Recreio-MG, em um amistoso, por 3 a 1, na tarde deste domingo (27/05), no Waldo Carneiro Xavier. O clube homenageou atletas do passado e também agradeceu à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), pelas felicitações enviadas. Para completar positivamente o dia festivo, mesmo sem jogar o time assumiu a ponta do Grupo C.
O amistoso – Com apenas três titulares em campo, o Paduano começou a partida mandando e perdendo gols. Na primeira jogada, Baiano cruzou e Cícero furou na hora da conclusão. Aos 14 minutos, depois de muito insistir, saiu o primeiro gol.

Silva caprichou no cruzamento e Clodoaldo, fez de cabeça.
Aos 17, Rômulo bateu falta com força e a redonda passou ao lado da meta mineira. Já aos 20, surgiu o segundo gol em uma bela trama. Matheus tocou para Kayo, que lançou para Baiano tocar com categoria na saída do goleiro. Antes do término da primeira etapa, Silva cruzou para Cícero dominar e fuzilar com o pé direito e marcar o terceiro.
Homenagem aos velhos ídolos – No intervalo da partida, a diretoria do Paduano e o prefeito de Santo Antônio de Pádua, José Renato, homenagearam atletas que participaram da conquista da Série C em 1987. O ex-presidente Robertinho, também foi lembrado e recebeu um troféu comemorativo. O clube também fez questão de agradecer à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que enviou uma carta parabenizando o clube.
Com algumas mudanças, o segundo tempo do Paduano foi fraco. Nas poucas chances de ataque, bola na trave de Kayo e voleio de Victor para fora, a torcida que compareceu em peso, ficou apenas na vontade de comemorar: No fim, Gabriel, de pênalti, diminuiu para o Recreio e definiu o placar em 3 a 1 para o Paduano.
O Paduano jogou com, Éder; Matheus, Geovani, Rômulo e Arlan; Juninho, Silva, Clodoaldo (Airton) e Kayo (Victor); Baiano (Murilo) e Cícero (Daniel). Técnico: Emilson Peixinho.

 Liderança da Terceirona do Rio  – O Paduano também ganhou outro presente de aniversário. O clube venceu o Tanguá por W.O. na última rodada da Série C e foi beneficiado pela derrota do Mangaratibense para o Bela Vista por 1 a 0. Assim, o Trovão Azul terminou a fase na liderança do Grupo G, com 13 pontos. O Paduano provavelmente terá como adversários na terceira fase, o Barra da Tijuca, São Pedro e Queimados.

 

Foto: Matheus Mandy

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Paduano E.C. completa 85 anos, vencendo o amistoso e, de quebra, a liderança do Carioca da Série C

  1. Sergio Mello Autor do post

    Olá Auriel
    Segundo apurei, o primeiro escudo era um verde, mas pela sua tonalidade no uniforme gerava uma dúvida. O uniforme era azul ou verde? Tempos depois optaram pelo azul, que durou até os anos 90. Após tempos longe do futebol profissional, a nova diretoria assumiu e recolocou o time na disputa do Campeonato Estadual da Terceira Divisão do Rio, escolhendo o verde.
    Tinha uma outra versão dizendo que o verde era em razão da Prefeitura. Contudo, a cor atual da Prefeitura de Santo Antônio de Paduá é laranja, jogando por terra tal tese.
    Mas posso te antecipar uma informação: para o próximo ano o time pode ter mais uma cor agregada e uma mudança no escudo. Se eu pudesse apostar… Diria que a cor a laranja vai ser somada ao verde! Adivinha por quê? Rsrsrsr

    Abs.

  2. Auriel de Almeida

    Oi, Sérgio

    Sabe dizer o porquê do clube mudar as cores tradicionais para esse verde-limão? Ou seria apenas um “uniforme especial”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *