E.C. Farroupilha do Lajeado – Santa Rosa (RS)

 

 O Esporte Clube Farroupilha do Lajeado é uma agremiação da cidade de Santa Rosa (RS). O clube foi Fundado no dia 20 de setembro de 1966, um grupo de pessoas, reunidas na comunidade do Lajeado Reginaldo, em Santa Rosa. No Farroupilha de Lajeado foi onde o goleiro Cláudio André Taffarel deu os primeiros passos no futebol.

Como a fundação ocorreu na data comemorativa ao maior feito histórico gaúcho, a Revolução Farroupilha, o nome, é claro, e não poderia ser outro, homenagear o marco histórico do povo gaúcho.

A 1ª diretoria foi composta por: Egon Aloísio Sulzbach – Presidente fundador; Tesoureiro, Aldino Kuyven; Secretário, Hilário Miguel Schorr. O primeiro técnico foi Irineu Allebrandt.

 Primeiros jogos e uniformes

Entre 1966 a 1970, os jogos foram disputados num campo de propriedade de Carlos Guilherme Kuyven, que também buscava com sua camioneta os atletas no Bairro Cruzeiro.

A partir desta data, até 1977, as partidas eram jogadas no campo de propriedade de Albino Reckziegel. A partir de então, os jogos foram transferidos para o novo campo, situado ao lado da comunidade católica, onde permanece até hoje.

O primeiro uniforme foi costurado pela mãe do atleta Milton Allebrandt. A camisa era da cor azul com gola e punho branco e o calção da cor preta. A maior rivalidade nos anos 60 a 80 era os clássicos arduamente disputados contra as equipes do Expresso Toda Hora e o Cruzeiro do Sul, ambos do Bairro Cruzeiro.

 Taffarel e Danilo Krüger as maiores revelações

Segundo o presidente, o Professor Armin Jahn, o clube se orgulha muito de dois atletas (ambos goleiros) que vestiram o uniforme rubro-negro: em 1984, Claudio André Taffarel, tetracampeão mundial de futebol pela seleção brasileira, começou fazendo suas primeiras defesas no gol do EC Farroupilha; o outro, é Danilo Krüger (anos 90), este da seleção brasileira de futsal. Ainda relata Armin, que Danilo, deixava sua residência na Avenida Inhacorá, e pedalando sua bicicleta, atravessava a cidade, percorrendo um trajeto só de ida de 10 quilômetros, só para jogar no Farroupilha, sem nada receber.

 Além deles, outros atletas profissionais do Oriental FC de Três de Maio, vestiram a camiseta do Farroupilha. Desde a sua fundação, o EC Farroupilha nunca interrompeu suas atividades sociais e esportivas. Participou de todos os campeonatos municipais, sempre com brilhante destaque.

Mesmo com o êxodo rural, com a população diminuída, onde as famílias, em busca de melhores condições de vida, deixaram a comunidade e se transferiam para os centros urbanos e até outros estados, o clube sempre se manteve vivo, disputando campeonatos nas categorias, mirins, aspirantes, titulares e veteranos, com várias conquistas.

 Título

A maior conquista do clube foi o Campeonato da Liga de Cruzeiro em 1984, quando se sagrou campeão. A estrela acima do distintivo é para homenagear o grande feito. Em 2010, sagrou-se Campeão Municipal Categoria Mirim.
O EC Farroupilha possui uma boa estrutura para a prática do futebol em sua sede, com um belo gramado, vestiários, sanitários e copa.

No ano 2000, o clube adquiriu uma Kombi, inscrito nas laterais, o nome do EC Farroupilha, que transportava os atletas para os jogos, fazendo sua história. Hoje está em descanso.

Parcerias

O clube mantém parceria com o Restaurante Papparela (Sávio) e como patrocinadores: Pollo Automotiva, Revisa Auto Center, Auto Elétrica do Chico, Granja Renascer, Agafarma, Marmoaria Siveira, Cia do Pão, Posto do Nenê, Miguel Auto Som, Ervateira Rei Verde, Central Motos, Merca Peças, Select Sirch, Clínica Dra. Maria Antônia, Nutrifarma, Advocacia Cruzeiro, M. A. Botoli e Escritório Palmeira.

Colaboradores especiais: Marcos José Reckziegel, Luiz Azevedo Coutinho, Eloir Natalício Pretto, Denir Frosi, Renato Dias, Nildo José de Barros, Odair Pretto, Neimar Hamerschmidt, Marcos Knorst e Douglas Calixto.

 

Fonte e Fotos: http://juventussantarosa.blogspot.com.br/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *