Rio Football Club – Capital (RJ)

 

Pesquisando as páginas do ‘Jornal O Imparcial’ encontrei mais um escudo raro: o Rio Auto Football Club. O time tinha uma ligação com o Sindicato de Motoristas do Rio.

Segundo o nosso amigo, membro de pesquisador, Auriel de Almeida, essa equipe teve vida curta. O começo foi até inspirador, mas logo os seus sócios foram migrando, gradativamente, para o Fluminense Football Clube. Com isso, o Rio F.C. foi perdendo forças até desaparecer nos anos 20.

Em 1905 um jovem Alberto Borgerth participou de um breve reerguimento do mesmo, e o Rio passou a disputar competições juvenis (sub-20), como tinha muitos sócios em comum com o Flu, acabou virando um “Fluminense Júnior”.

Nessa fase tornou-se grande rival do Carioca FC, de Botafogo, este uma espécie de “Botafogo Júnior”. O Carioca FC acabou absorvido pelo Botafogo, e ao que tudo indica o Rio FC foi absorvido pelo Fluminense, isso por volta de 1909.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Rio Football Club – Capital (RJ)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Auriel pela observação. Vc sabe qual é o ano de fundação dessa equipe?

    Um grande abraço.

  2. Auriel de Almeida

    Caro amigo,

    Você misturou a data de fundação. 12 de julho de 1902 é a data de fundação do Rio Football Club de Botafogo, famosa (e breve) dissidência do grupo que fundou o Fluminense 9 dias depois… Claramente não são a mesma equipe.

    abs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *