Liga Bahiana de Desportos Terrestres e Liga Brasileira de Desportos: mais do que uma simples partida de futebol

O futebol chegou à Bahia através de jovens burgueses que estudavam em colégios da Inglaterra, país onde surgiu o futebol moderno. Contudo, o que seria uma mera nova prática esportiva ganhou ares de preconceito entre o branco e o negro.   

De 1901 a 1912, iniciou-se a formação de uma cultura futebolística burguesa através da criação da Liga Bahiana de Desportos Terrestres (LBDT), conhecida como a “Liga dos Brancos”.

E, essa “Liga dos Brancos” tinha um caráter excludente, uma vez que era proibida a participação dos negros. O campeonato encontra um período de existência entre 1905 a 1912.

Porém, Salvador também experimenta o surgimento de uma cultura do futebol popular, representada por práticas próprias, constituída por grupos subalternos.

Esta encontra maior expressividade de 1912 a 1920, período da existência da Liga Brasileira de Desportos (LBD), que, além de substituir a antiga Liga no futebol baiano, se constituía enquanto um espaço de prática do futebol pelos clubes subalternos, formados, na maioria, por negros, que ficou conhecida pejorativamente pelo nome de “Liga dos Pretinhos”.

 

 Fontes: Helenicus, Almanaque Esportivo da Bahia, 1944.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *