Sem a tecnologia de hoje, um jornal com uma ideia simples, bonita e bacana

Mergulhando nesse belo Jornal O Imparcial, uma coisa eu posso afirmar: era um periódico a frente do seu tempo. Apesar da precariedade se comparar com a tecnologia atual, o veículo de imprensa criou e inovou de forma simples, porém interessante. 

 Uma ideia interessante feita pelo jornal em 1927. Restando algumas semanas para o final do Estadual, fizeram o seguinte: pegaram alguns times posados (dando os nomes de cada jogador) e acima escreviam um texto de lamentação e incentivo para aqueles que não foram bem. Criativo e poderia ser utilizado nos dias de hoje, sem o menor problema. 

 

O São Cristóvão foi o primeiro a ser postado no jornal (no dia 23 de Agosto de 1927, na página 9). Um ano depois de conquistar o título (1926), a equipe Cadete ficou na 6ª posição (21 pontos em 18 jogos: Oito vitórias, Cinco empates e Cinco derrotas; marcando 51 gols e sofrendo 30)

 

 O segundo foi o Bangu A.C. (no dia 04 de Setembro de 1927, na página 9). Os Mulatinhos Rosados terminaram o Estadual na modesta 7ª colocação (13 pontos em 18 jogos: Cinco vitórias, Três empates e 10 derrotas; marcando 54 gols e sofrendo 64):   

 O C.R. Vasco da Gama foi o terceiro a ser postado no jornal (no dia 11 de Setembro de 1927, na página 9). A equipe da Cruz-de-malta terminou em 4º lugar no Estadual (24 pontos em 18 jogos: 10 vitórias, Quatro empates e Quatro derrotas; marcando 53 gols e sofrendo 29):

  

Por fim, o C.R. Flamengo, o grande campeão de 1927 (no dia 25 de Setembro de 1927, na página 9). O Rubro-negro levou o caneco por apenas um pontinho de vantagem do Fluminense, que ficou em segundo com 27 (28 pontos em 18 jogos: 13 vitórias, Dois empates e Três derrotas; marcando 47 gols e sofrendo 32):

  

 

  CURIOSIDADE – Na sua primeira publicação após a vitória em cima do América por 2 a 1 (18/09/27), que deu o título Estadual, o Jornal O Imparcial deu em sua manchete (no dia 20 de Setembro de 1927): “Flamengo Três vezes campeão”. O título era uma referência às conquistas no Atletismo, e no futebol nos Primeiros e Segundos Teams.

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *