Complementando o meu último artigo, eis alguns detalhes dos campeonatos da Federação Paulista de Football, entidade oficial do futebol paulista em 1933 e 1934.
CAMPEONATO PAULISTA DE FOOTBALL de 1933 – FPF
Participantes (só se inscrevram clubes da capital, não houve campeonato do interior):
– C.A. Albion (São Paulo) – ex-São Paulo Alpargatas, havia vencido a segundona no ano anterior, mas sua participação na primeirona da APEA havia sido vetada pelos “figurões” do conselho técnico, situação bem comum na época. Sua sede era na Rua São Jorge, pertinho do Corinthians.
– A.A. Casale Paulista (São Paulo) – clube do bairro Cambuci.
– Feira Livre F.C. (São Paulo)
– Minas Geraes F.C. (São Paulo) – do bairro do Brás, chegou a disputar outros paulistões e ser campeão de divisões inferiores. No final dos anos 20 mudou de nome algumas vezes, fez fusão, e chegou a se chamar Auto-Audax. Em 1933, por algum motivo, o clube voltou a se chamar Minas Geraes.
– A.A. das Palmeiras (São Paulo) – surpresa para mim. Alguns sócios do veterano e famoso clube de futebol da capital não haviam aceitado o fim da equipe e fuga de sócios para o SPFC e resolveram “reerguer” o clube, com sede nova (já que a Floresta ficou com o Tricolor). Infelizmente, durou pouco tempo.
– C.A. Paulista (São Paulo) – fruto da fusão entre o tradicional S.C. Internacional e o Antarctica
– A.A. República (São Paulo) – clube do bairro Aclimação, participou de campeonatos anteriores. Ao que fui informado, ainda existe como time amador.
– São Paulo Railway A.C. (São Paulo) – atual Nacional Atlético Clube, o “Ferrinho”.
– União Guarany F.C. (São Paulo)
– União Vasco da Gama F.C. (São Paulo)
Os seguintes clubes faziam parte do grupo dos “fiéis” à CBD, participariam do campeonato, mas desistiram antes do início da competição, pois temiam que a FPF não fosse reconhecida. Foi um mal movimento, pois a mesma foi filiada pela CBD em agosto, dois meses após o início da competição. Considerados fortes, a ausência deles foi mais do que sentida:
– Guarani F.C. (Campinas)
– C.A. Juventus (São Paulo) – o “Moleque Travesso” só se tornaria o C.A. Fiorentino no ano seguinte
– C.A. Santista (Santos)
OS CAMPEÕES DA FPF em 1933
Campeonato Paulista de Primeiros Quadros – Albion (campeão), União Guarany (vice)
Campeonato Paulista de Segundos Quadros – Albion (campeão), São Paulo Railway (vice)
Torneio Início de Primeiros Quadros – Paulista (campeão), Albion (vice)
Notícia sobre a filiação da Federação Paulista de Football, em 1933
Oi, Rodrigo
Sim, era a primeira divisão oficial de 1933.
Esse campeonato pode ser considerado a 1° divisão de 1933?
Auriel,
Obrigado pela publicação e artigo complementar.
Relendo o livro do seu Rubens Ribeiro, “O Caminho da Bola”, na pag. 380 observa-se a pouca atenção dada aos fatos e ao mesmo tempo confirmando o que foi colocado. O supreendente são as participações do Minas Geraes e da AA das Palmeiras, estes clubes voltaram a disputar neste ano o campeonato na FPF.
Abs.