Olá amigos,
Nada como um dia de folga para colocarmos posts no blog. Hoje falarei do mais conhecido de todos os Torneios de Verão na Europa o Troféu Teresa Herrera,muitos clubes brasileiros já tiveram a honra de jogá-lo porém poucos conseguiram vencê-lo. Após o ano 2000 os nossos clubes simplesmente passaram a ser raridades, não somente neste torneio como também em outros de verão, que sempre foi tradicional nossa participação, talvez o amadorismo de nossos dirigentes seja o grande culpado, chegando ao ápice do Flamengo ano passado ameaçar ir disputar com um time de juniores o Ramon de Carranza, até desistir de vez da competição. Seria um mico histórico.
[img:actual.jpg,thumb,centralizado]
Falando deste principal troféu de verão da Europa, tudo começou com uma homenagem a Teresa Margarita Herrera y Posada irmã nascida na cidade A Coruña em 1712 que sempre lutou pelos pobres do local. Em 1789 ela doou todos seus bens para a congregação de Virgen de Dolores para a construção de um hospital para as pessoas mais necessitadas. Em 1946 a Junta Local Beneficiente resolveu fazer uma competição de futebol que tivesse esta intenção, ajudar os mais necessitados e pelo espírito filantrópico fizeram uma homenagem a Madre Teresa. A primeira partida foi jogada em 31 de Julho de 1946 na qual se enfrentaram Sevilha e Atletico de Bilbao com vitória do primeiro por 3×2.
Este troféu teve sua ligação aumentada com seu nome e a cidade com a criação do Deportivo local, primeiramente o clube foi proibido de participar, coisa que mudou radicalmente depois, sendo o Deportivo presença obrigatória e o clube que mais vezes jogou. Apesar que mesmo na época da proibição o clube sempre era chamado em caso de desistência de última hora de algum clube convidado. Inclusive na primeira vez que ocorreu este fato a equipe do Depor bateu em 1962 na final o nada menos poderoso Benfica de Eusébio, derrotando por 4×2. O Deportivo já jogou 27 vezes e é o atual heptacampeão do troféu de 2000 a 2006. O Real Madrid conquistou 8 títulos, depois Atletico Bilbao e Barcelona 5 vezes e Sevilha 3 vezes.O Dínamo Kiev da Ucrânia e o Peñarol do Uruguai conquistaram duas vezes sendo os clubes estrangeiros com mais conquistas. Este troféu é considerado como um Mundialito de Clubes tal a sua importância e seu prestígio, estando nas principais salas de troféus dos clubes ganhadores, exemplo clássico da sala de troféus do Real Madrid, onde ele se destaca mais que muitas competições oficiais. Mais de 70 equipes de prestígio de 23 países já jogaram a Taça.
Deportivo campeão em 1955;
[img:El_Deportivo_gana_en_1955.jpg,resized,centralizado]
Dos clubes brasileiros, poucos tiveram esta honra, o Vasco ganhou em 1957 vice em 1947 e 1963, Santos em 1959 e vice em 1986, Fluminense em 1977, São Paulo em 1992 e vice em 1993 e por último o Botafogo em 1996 e vice em 1959, ano aliás que teve uma final brasileira entre Santos e Botafogo. O Flamengo foi vice em 1958 e 1978 e o Cruzeiro 1975 e 1976.
Não coloquei foto de nenhum time brasileiro para não ser parcial.
Fonte: Canal Deportivo de Espanha e arquivos pessoais
Edu Cacella