Associação Athlética Avareense – Avaré (SP)

 

A Associação Atlética Avareense é uma agremiação da cidade de Avaré (SP). Fundado no dia 05 de Janeiro de 1920, a sua Sede social fica na Rua 9 de Julho, 1.861. O seu estádio fica na Rua Grande do Norte, 1.826, no Bairro Chácara Santana, em Avaré.

A equipe manda os seus jogos no Estádio Paulo Araújo Novaes ( de propriedade do São Paulo F.C. de Avaré) com capacidade para 4.766 espectadores. 

A.A. Avareense já disputou seis edições do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A3): 1954, 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965. Atualmente, o clube só dispusta as competições amadoras.

HISTÓRIA

Avareense, no ano de 1941, sagrou-se Campeã da Taça Anderson Clayton. Já o título de 1946 ficou com o Luzitânia Futebol Clube, da cidade de Bauru, que alguns anos depois se tornaria o Bauru Atlético Clube, primeiro time de Pelé, e contou com a participação da Avareense, que jogou na 2ª Região e 4ª Zona, e ainda teve as participações de equipes como a AA Botucatuense, AA Ferroviária (Botucatu) e o Bandeirante FC (Botucatu).
 
Em 1954, em sua iniciativa mais arrojada, a Avareense disputou a Terceira Divisão do Campeonato Paulista, ao lado de grandes clubes da época, como a Esportiva de Guaratinguetá, AE Santacruzense, EC Primavera, Rio Claro FC, SE Itapirense, entre outras equipes. 

No ano de 1961, a Avareense retornaria à mesma divisão. Nessa competição, atuaram equipes tradicionais do interior, tais como a AA Internacional de Limeira, Clube Atlético Ituano, CA Linense, CA Taquaritinga, Mirassol FC, Olimpia FC, entre outras.

 
De 1962 a 1965, o clube disputou quatro campeonatos consecutivos, jogando contra fortes times, entre eles, o CA Penapolense, Rio Preto EC, Atlético Monte Azul, AA Saltense (Salto), Tanabi EC, e outros mais. Porém, em 1965, desistiu da competição, encerrou seu departamento de futebol profissional, não mais retornando.

 

Fontes:  Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *