G.A. Farroupilha – Pelotas (RS): História e o título Gaúcho de 1935

Escudo de 1941 a 2012

O Grêmio Atlético Farroupilha é uma agremiação da cidade de Pelotas (RS). Fundado no dia 26 de abril de 1926, por militares que serviam no 9º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, com o nome de Grêmio Atlético do 9º Regimento Infantaria.

Escudo de 1926 a 1941

Seus fundadores: General Gasparino Pereira da Silva, Capitões Januário Coelho da Costa, Paulino de Mello Dutra, Marcelino Vieira da Rocha, Ernesto Pereira Rodrigues, Faustino Candido Gomes, Tenentes Luiz Belmonte Montojos, Salustiano Lima, José Torres, Hugo Claro, Candido Schepef, Carlos de Andrade Leão, Gastão Grunevald da Cunha, Sargentos Euclides Sironi, Eugenio Landegraf e soldados Evangelista Azevedo e Luiz Ferreira.

Em 1941, quando o então presidente Getúlio Vargas proibiu por decreto que as unidades militares emprestassem seus nomes às agremiações civis. Sendo assim, os dirigentes da época optaram por adotar o nome de Grêmio Atlético Farroupilha, em referência ao maior título obtido pelo clube: o Campeonato Estadual de 1935.

CAMPEÃO GAÚCHO DE 1935

Nesse ano, depois de vencer todos os adversários que o confrontaram, o Farroupilha foi à capital do Estado para disputar o Campeonato Gaúcho. Neste ano, a competição tinha acrescida a sua importância o título de “Campeão Farroupilha“, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, momento mais importante da história do Rio Grande do Sul.

Nas finais, o Grêmio Atlético Farroupilha tinha pela frente o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em uma série de ‘melhor de três’. Na primeira partida, no dia 20 de Outubro de 1935, o Grêmio levou a melhor, vencendo por 3 a 1. Contudo, o Grêmio Atlético Farroupilha deu o troco vencendo o segundo jogo, no dia 24 de Outubro, por incontestáveis 3 a 0.

Na partida decisiva, no dia 27 de outubro, o Farroupilha derrotou o Grêmio por 2 a 1, na capital gaúcha, conquistando o título Estadual e trazendo para a cidade o título de “Campeão Farroupilha“, que mais tarde originaria o seu nome. Os gols da partida foram de Cerrito e Cardeal para o Farroupilha e Russinho descontando para o Tricolor Gaúcho.

O título recebido é moralmente valorizado por um século. Sendo assim, o Grêmio Atlético Farroupilha ficou reconhecido como o Campeão de 35, Campeão Farroupilha e Campeão por 100 anos.

O G.A. Farroupilha tem grande bagagem esportiva. Desde sua fundação, vem disputando o campeonato estadual e também campeonatos da Liga de Futebol local, inclusive sendo tricampeão invicto dos torneios da então Liga Pelotense de Desportos – em 1934, 1935 e 1936 – vencendo os coirmãos: Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil, além dos demais clubes que disputavam a competição na época.

RIVALIDADE FERRENHA

O Grêmio Atlético Farroupilha faz clássico com o Grêmio Esportivo Brasil, sendo esse o ‘Bra-Far’, e também realiza o clássico ‘Far-Pel’ com o Esporte Clube Pelotas, Ambos são adversários da cidade de Pelotas. Fora da cidade, o Farrapo mantém uma rivalidade com os times de Rio Grande.

ESTÁDIO

Inaugurado em 1926, o Estádio Nicolau Fico é a casa do Farroupilha. Situado na Avenida Duque de Caxias, o estádio sedia os jogos do tricolor na cidade. Ao longo dos anos, passou por diversas reformas e melhorias, garantindo maior comodidade e seguranças para os tricolores. Sua capacidade atual é para 8 mil espectadores.

TÍTULOS

Além do inédito título do Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão de 1935, o Grêmio Atlético Farroupilha possui dois vice-campeonatos Gaúchos: 1934 e 1959; Cinco canecos do Campeonato do Interior: 1934, 1935, 1959, 1961 e 1967; um vice-campeonato Gaúcho da 2ª Divisão: 2004; outro vice-campeonato Gaúcho da 3ª Divisão: 2001; e, por fim, Nove Campeonatos Citadino de Pelotas: 1934, 1935, 1936, 1938, 1943, 1959, 1966, 1967 e 1968. Entre outros.  Atualmente, disputa a Segunda Divisão Gaúcha.

 HINO

Grêmio Atlético Farroupilha,

Teu passado glorioso,

Se assemelha à maravilha

Desse Estado portentoso,

Tua história que é tão bela,

Campeão de 35

Na senda dos esportes.

Esboça teu perfil,

Com um traço varonil.

Vamos lutar com ardor!

Teu futuro é promissor!

Farroupilha é no esporte

O mais bravo, o mais forte!

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “G.A. Farroupilha – Pelotas (RS): História e o título Gaúcho de 1935

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras amigo!
    O intuito é sempre trazer boas histórias, curiosidades e raridades!
    Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *