Grêmio Esportivo Km 49 de Seropédica (RJ)

O Grêmio Esportivo Km 49 é uma agremiação do município de Seropédica (RJ). O clube foi Fundado no dia 26 de abril de 1967, no km 49 da antiga rodovia Rio-São Paulo.  O seu estádio é o Tio Juca, com capacidade para 2 mil pessoas.

A equipe alvinegra estreou no profissionalismo em 1992 ao disputar o Campeonato Carioca da Série C. Em certame disputado em apenas uma fase, o clube ficou na 4ª colocação geral, ao fim de dois turnos, atrás apenas dos campeões e promovidos Esporte Clube Anchieta e São Paulo Futebol Clube, e Itapeba Atlético Clube, e à frente de Everest Atlético Clube, Bela Vista Futebol Clube, Sport Club União, Associação Atlética Colúmbia e Nilópolis Futebol Clube.

Em 1993, é convidado a disputar a Segunda Divisão de Profissionais (na prática uma Terceirona), visto que a verdadeira Segunda era o Módulo “B” da Primeira. Ao fim do primeiro turno, fica em quarto lugar na sua chave, atrás de Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Heliópolis Atlético Clube. No segundo turno, repete a mesma colocação, atrás de Bayer Esporte Clube, Esporte Clube Siderantim e Barra Mansa Futebol Clube, não conseguindo alcançar o quadrangular final da competição.

Em 1994, disputa o mesmo módulo. Ao fim da primeira fase, é o último colocado em sua chave, atrás de América Futebol Clube (TR), Nova Iguaçu Futebol Clube, Tupy Sport Club, Canto do Rio Football Club, Duque de Caxias Futebol Clube, Tomazinho Futebol Clube, Pavunense Futebol Clube e Opção Futebol Clube.

Em 1995, disputa novamente a Segunda Divisão, terminando a primeira fase como líder de sua chave, à frente de Céres Futebol Clube, Real Esporte Clube, Pavunense Futebol Clube, Colégio Futebol Clube e Associação Atlética Colúmbia.

Classifica-se, portanto, para o hexagonal final da competição, que promoveu Esporte Clube Lucas, como campeão, e Real Esporte Clube, como vice-campeão. O Grêmio Km 49 foi o terceiro colocado e ficou à frente de Céres Futebol Clube, Centro Esportivo Arraial do Cabo, Internacional Futebol Clube, Pavunense Futebol Clube, Colégio Futebol Clube, Jacarepaguá Futebol Clube, Associação Esportiva Macaé Barra Clube, Cardoso Moreira Futebol Clube e Associação Atlética Colúmbia.

Em 1996, se licencia dos campeonatos de âmbito profissional, voltando em 1997, na Divisão Intermediária (na prática uma terceira divisão), ficando ao fim do campeonato na nona colocação (penúltima) do certame que promoveu Associação Desportiva Cabofriense e Rio de Janeiro Futebol Clube. O Grêmio Km 49 seria um dos rebaixados juntamente com o Opção Futebol Clube, o lanterna da competição.

Desde então a agremiação não mais disputa os campeonatos promovidos pela Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (Ferj), se limitando aos campeonatos amadores promovidos pela Liga Desportiva de Seropédica.

Escudo antigo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *