Sport Club Oriente de Canoas (RS)

 

 

A história de fundação do Sport Club Oriente começa numa longínqua quarta-feira, em 06 de janeiro de 1932, surgia pela vontade e pelas mãos do senhor Leonel Correa dos Santos que era na época uma pessoa de posses. Entre sua diversidade de negócios tinha depósito de madeira, comércio de secos e molhados, além de um salão de baile na Avenida Santos Ferreira, 865, ao lado do atual Corpo de Bombeiros, O famoso “Salão 17”. Como era de costume os seus empregados e mais alguns moradores do bairro, que após terminar o expediente os seus empregados se reunião em um campinho na Santos Ferreira, frente ao Salão 17 e jogavam até o sol se pôr.


Campo dos Eucaliptos – Década de 30 – À direita Agenor Tavares (Pres. 1946/47) 

      O Seu Leonel que era um apaixonado pelo futebol comprou um fardamento idêntico ao time do seu coração, o Sport Club Internacional, mas o distintivo e o nome foram criados através de uma singular explicação do senhor Hélio Ferreira de Silva, que na época tinha nove (9) anos e jogava na frente do“17” , bem como era muito amigo do Seu Leonel. Em Canoas tinha o Sport Club Brasil, fundado em 07 de junho de 1924, cujo seu campo ficava no outro lado da Linha Férrea, onde hoje fica o Fórum, no lado “Ocidente” de Canoas.  O município era dividido, como hoje ainda é pela Linha Férrea. Como éramos do outro lado, surge o nome “Oriente”, do outro lado do trilho, como é o lado que nasce o sol. Desta explicação nasce o nome Sport Club Oriente, que tem o sol no seu distintivo, sendo as cores vermelho e branco, em homenagem ao Sport Club Internacional. O seu Leonel foi o primeiro presidente do clube, sendo o primeiro campo oficial do Oriente ficava na Rua Major Sezefredo, em uma roça, onde é hoje o supermercado Zaffari. Lá ficou pouco tempo, passando a jogar em um campo na Rua São José (antiga Fazenda do Café Nacional), ambos os campos eram alugados. Em meados de 1933 o Oriente veio para Av. Santos Ferreira com a Rua José Bonifácio. Os jogos davam para assistir no “morro” da Rua Santos Ferreira e da Rua Sete de Setembro, que não existia naquela época, bairro Nossa Senhora das Graças. Com a valorização imobiliária da área, o campo foi recuando e se estabelecendo por definitivo na Rua José Bonifácio, 62 com fundos para a Rua Sete de Setembro. Em 1965 a sede do Oriente que ficava no Salão 17, foi transferida para Rua José Bonifácio, para o sagrado e glorioso Campo dos Eucaliptos, Casa do Dragão de Canoas, do Sport Club Oriente.

O Time Mais Antigo do Oriente

1º Presidente do Sport Club Oriente Leonel Correia do Santos. Atletas da primeira formação do Dragão de Canoas. De pé: 1.—,2.—,3.Bento Alves,4.—,5.—, No meio, de pé: 6.—,7. Baianinho, 8. Mario Ferreira da Silva (Mario Louco), Agachados: 9.—, 10. Goleiro Mario Pacheco e 11. Idalino Fraga.

ALGUNS FATOS QUE MARCARAM O SPORT CLUB ORIENTE

  •    O Sport Club Oriente foi fundado em 06 de janeiro de 1932 por atletas de todas as etnias, que para época, tinha clubes que mantinham restrições aos afrodescendentes. O craque da camisa 10 quando surgiu o Oriente se chamava Anselmo, filho do Seu Venerano, afrodescendente, que foi um dos fundadores do clube.

  •    Nos anos 40/50 e 60 o Sport Club Oriente, através do ex-presidente Agenor Tavares coordenava o bloco carnavalesco chamado “Rei da Zona”, que sai do Oriente para os bairros para pular o carnaval.

  •    Os famosos piqueniques do Oriente eram realizados no Capão do Machadinho (hoje Vila Machadinho- B. Rondom) ou no Capão do Waldorf (hoje seria atrás do Supermercado Viezzer, B. N. S. das Graças) ou no campo do Oriente, sempre aos domingos, acontecia dois piqueniques no ano. Para os piqueniques vinha uma Banda de Novo Hamburgo, os orientista esperavam a banda na estação férrea do centro de Canoas. Da estação até o local do piquenique era uma festa só pelas ruas, inclusive no capão do Waldorf tinha até baile. A foto registra a família do seu Ari Fernandes Fortes participando do Piquenique do Oriente no capão do Waldorf em 1946.

  •    A maior briga que teve no Oriente de todos os tempos foi o jogo de volta entre Oriente x Esporte Clube Paladino de Gravataí, fundado em 20.04.1927, foi uma pancadaria para todos os lados. Tudo porque a excursão do Oriente foi apedrejada em Gravataí, em Canoas, os gravataienses tiveram uma recepção daquelas, isso foi entre 1937 ou 38. Nunca mais houve jogo entre as duas agremiações.

  •    A senhora Maria Soares Magalhães, a Maria Louca como era conhecida, na foto esta dançando com o Sr. José Brás Aquino, vô do ex-presidente João Alberi Hoffmann em 1957, na Festa de São João no Sport Club Oriente. A dupla esta dançando onde era a cancha de bocha, hoje área coberta. A saudosa Maria Louca morava na Av. Santos Ferreira, terreno grudado ao Oriente. Conta a turma da antiga que ela costumava andar sempre com um guarda chuva no campo do Oriente, tanto para se proteger do sol ou da chuva, mas principalmente para entrar em campo e brigar com os árbitros e times adversários. Ela liderava a torcida do Oriente em qualquer jogo, fanatismo era pouco. Sua energia muitas vezes levava os jogadores do Oriente a dar algo mais nos jogos, conta os mais antigos. Era uma pessoa muito animada e querida por todos no bairro Nossa Senhora da Graças. A sua ausência já se faz anos, mas suas histórias e sua imagem são até hoje referendadas no Sport Club Oriente por todos que tiveram o prazer de conhecê-la e participar daquela época do clube do Bairro Nossa Senhora das Graças. Nossa homenagem im Memoriam de Maria Soares Magalhães, torcedora símbolo do Dragão de Canoas.

  •    Na década de 40 o Sport Club Oriente tinha na sua estrutura organizacional o fantástico Departamento de Voley Bol Feminino. A Canha de Areia ficava atrás da sede de madeira, onde era a antiga Canha de Bocha, hoje Área Coberta. Nesta canha desfilou equipes de vôley bol do Grêmio, Internacional, Brasil de Canoas, Renner entre outras. Nos oitenta anos do Oriente foi homenageada a atleta Oneri Silveira Fidelis – Dona Oura que fazia parte desta fabulosa equipe.

  •    O campo do Sport Club Oriente ficou conhecido como o Campo dos Eucaliptos, devido ser rodeado por eucaliptos até 1991. O presidente Abílio Boll em 1991 disse assim: Como nós necessitávamos ampliar o campo e cercá-lo, “foi o que tivemos que fazer, não tinha outra alternativa”.

  •    O Departamento de Bocha existiu no clube por mais ou menos 8 anos. No seu lugar é hoje a Área Coberto do clube e churrasqueira. Por questão de segurança o prédio foi demolido. Como não teve mais interesse das diretorias, ela não foi mais construída.

  • Muitos jogadores, boleros e atletas passaram pelo Sport Club Oriente, e outros foram criados dentro do Campo dos Eucaliptos. Dentre todos foi um goleiro que se destacou, Alberto da Silveira, começou no Dragão de Canoas, passou por outros clubes profissionais, entre eles o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e vestiu a camisa da Seleção Brasileira por um longo período nos anos 60. Sendo o maior ídolo do clube. Foi homenageado pelo clube no aniversário dos 80 anos do clube, como ídolo do clube pelo presidente Marco Aurélio Maia.

  •    Em 14 de fevereiro de 1942 o Sport Club Oriente junto com os clubes Grêmio Esportivo Niterói (fund. 30.06.1934), Clube Cultural Canoense (fund. 21.03.1933), Spot Club Brasil (fund. 07.06.1924) e Frigorífico Nacional Futebol Clube (fund.18.04.1940) fundaram a Liga Canoense de Futebol. Dos clubes fundadores somente o Sport Club Oriente esta em atividades no futebol de campo. Inclusive o Oriente desde sua fundação esta em atividade ininterruptamente, sendo motivo de orgulho para os torcedores orientistas este fato.

Liga Canoence

  •    As épocas são diferentes e os costumes da sociedade também vão mudando. Entre muitos destes acontecimentos podemos dizer que o Sport Club Oriente fez e faz a história. Na década de 50/60 o clube promovia nas comemorações do Dia de São João o famoso Casamento na Roça, na Rua José Bonifacio.

  •    Ao passar do antigo para novo é algo que envolve muito esforço, determinação, trabalho entre outros atributos. Assim no ano de 2001 a presidente Eloane Moacir de Souza começou uma revolução no clube. Desmanchou o velho prédio da sede e construiu a atual sede. Que com as demais diretorias que o sucederam foram preservando e realizando novas obras. Sendo o Sport Club Oriente um dos clubes de futebol com a maior e melhor infra-estrutura de Canoas.

 

 Fonte e Fotos: http://www.scoriente.com/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *