Grêmio Esportivo Santa Terezinha – Sorocaba (SP)

O Grêmio Esportivo Santa Terezinha é uma agremiação da cidade de Sorocaba (SP). Fundado no dia 18 de março de 1953, a Sede do clube fica no Jardim Bertanha, do clube de grande destaque no futebol sorocabano. Seu Estádio é o Vitalino Pagliato.

Fundado por Antônio Pinto, no ano de 1953, o clube nasceu na Igreja de Santa Terezinha com o nome de Congregação Mariana Santa Terezinha. Devido as adversidades e confusões geradas pelo esporte, o padre Eugênio Monzonello exigiu que o time mudasse a denominação; assim três anos mais tarde recebeu o nome de Grêmio Esportivo Santa Terezinha.

Da década de 50 até os dias atuais, segundo o presidente Francisco Alberto Madia, o clube sempre apresentou um considerável desempenho, obtendo 9 títulos de campeonatos varzeanos. “O Grêmio é recordista em vitórias, considerando a proporção de campeonatos participados,”conta.

Sede própria

Como o time não tinha uma sede própria, seus membros decidiram paralisar a atuação, por volta de 1984. “As reuniões aconteciam em um bar da avenida General Carneiro. Até os troféus ficavam lá expostos, cheios de poeira. Decidimos, então, que o time só podia voltar quando tivesse uma sede”, relembra.
Finalmente, após muitas dificuldades, o Grêmio inaugurava em 2001, a sede construída graças aos esforços de diretores, contribuintes e admiradores. No ano seguinte o time ressurgia nos gramados, para o alívio dos torcedores. “Após a construção da sede o Grêmio se tornou um clube oficial, declarado de utilidade pública e sem fins lucrativos”, acrescenta.
Situada em um terreno de 15.800 m2, a sede, hoje, reúne campo oficial, vestiários, sala para troféus, escritório, cabine para imprensa e salão social com capacidade para 250 pessoas.

Atual Campeão da Taça Palácio dos Tropeiros - 2011

Campeonatos

O presidente conta com orgulho, apontando os inúmeros troféus, dispostos na sala, que o time participa de campeonatos varzeanos, promovidos pela Semes (Secretaria de Esportes e Lazer), e também pela Liga Sorocabana de Futebol, obtendo inclusive vitórias no Cruzeirão e Taça Baltazar Fernandes.

Categorias

Trazendo nos uniformes as cores azul celeste e branca, em homenagem a padroeira Santa Terezinha, o clube conta atualmente com 3 categorias: Principal, formada por jogadores com idades entre 18 a 25 anos, Veteranos e Máster.
As partidas são abertas gratuitamente ao público que podem conferir os jogos nos seguintes dias e horários: sábados das 15:30 às 17:30 (Veteranos); domingo das 08:30 ás 12:30 (Máster e Principal). A sede fica na rua Felipe Moisés Betti, 61, Jardim Bertanha.

Trabalho Social
O clube ainda desenvolve um trabalho social com 60 meninos, com idades entre 8 a 15 anos, provenientes de bairros próximos. Além de ensinar as técnicas do esporte, a escolinha, realizada aos sábados de manhã, estimula um comportamento adequado.

Fotos: varzeanosorocaba.blogspot.com/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 14. Roberto Saraiva, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Grêmio Esportivo Santa Terezinha – Sorocaba (SP)

  1. Samir

    Foi gratificante fazer parte da equipe no único titulo até hoje da Taça Baltazar Fernandes 2004.
    Elenco campeão: Taio, Eudes (Everton), Traça, Francisco (Julio) e Dias (Douglas).
    Alemão, Fábio (Clebão), Carlão (Yves) e Cesinha. Samir e Amaury (Adriano).
    Técnico Bill. Massagista Carlão. Presidente Madia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *