Osório Futebol Clube – Pelotas (RS)

 

 O Osório Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Pelotas (RS). Fundado em 25 de Dezembro de 1933, o clube possui Estádio próprio com campo principal. Com uma sede social com  115 m2, com projeto civil para construção de 3 vestiários (Categorias de Base, adultos e visitantes).

 O campo de futebol principal é cercado com tela, obedecendo as condições mínimas necessárias para realização de partidas oficiais pela  LPF.  Pelos registros do Osório FC, é o clube que foi campeão no primeiro campeonato realizado pela LPF, quando foi aberto aos clubes amadores de Pelotas, em 1940. 

Osório Futebol Clube, fundado em 1933, por diretores e funcionários do Engenho e da Charqueada do Coronel Pedro Luis da Rocha Osório. No Passo dos Negros, próximo ao Engenho e próximo ao Canal São Gonçalo.

 A maioria de seus diretores era simpatizante do E. C. Pelotas e por tratar-se de um clube amador, foram adotados as cores e o distintivo semelhantes à deste clube.

O clube que apadrinha o Osório F. C. é o Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro, uma gentileza do senhor Ciro Monteiro, diretor do clube carioca e forte exportador de arroz da firma Cel. Pedro Osório.

O batizado ocorreu em uma preliminar que antecedeu o jogo entre o E. C. Pelotas e o Vasco da Gama. O time do Osório F. C. goleou o Cerrito por 6×1. Como um time amador contribuiu sobre maneira com o futebol profissional.

Alguns exemplos é o jogador Ávila que nos anos 1930 defendeu a seleção brasileira, e mais recentemente os atletas Taison Barcelos Freda (Sport Clube Internacional); Peter, atuando hoje no futebol profissional do estado de Santa Catarina. 

Nas categorias de base, o infanto-juvenil e juvenil aspira voltar a participar das competições oficiais da LPF e os campeonatos regionais da FGF, no sentido de elevar a auto-estima dos jovens do bairro.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Osório Futebol Clube – Pelotas (RS)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Pois é… Que por coincidência é um amigo pessoal de longa data, no qual já vetorizei e vetorizo vários escudos para o Homero. Aliás, todos os escudos que eu vetorizo do Rio Grande do Sul são meus e do meu Amigo Homero. Está tudo em casa! Rsrs
    Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *